O significado do número sete na Bíblia é multifacetado. Ele representa perfeição divina, totalidade, plenitude espiritual, bênçãos, proteção divina e conclusão. Também pode simbolizar a aliança entre Deus e a humanidade.
"Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras." Ao lado do três, é o mais importante dos números sagrados, na tradição das antigas culturas orientais.
Ele é frequentemente associado a Deus e à sua obra de criação. No livro de Gênesis, por exemplo, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia, abençoando-o e o tornando sagrado. Isso estabeleceu o padrão de trabalho e descanso que é observado até hoje.
Sete são os sacramentos da igreja católica; 7 são os dons do Espírito Santo. Jesus alimentou 4.000 pessoas com 7 pães e com as sobras encheram-se 7 cestos.
Segundo a Bíblia, o número 7 é mencionado em várias ocasiões e contextos diferentes. Ele está presente desde a criação do mundo, com o descanso de Deus no sétimo dia, até o livro do Apocalipse, com as sete igrejas e as sete taças da ira divina.
O valor numérico de “Jesus Cristo” é 2368, pelo qual os números 8, 37 e 296 desempenham um papel especial como divisores. O 296 é o valor numérico da 7a palavra da Bíblia (terra, ou terra; cf.
7 (sete): é a soma de 4+3. Por isso é o número perfeito, indica o máximo da perfeição, grande quantidade, totalidade; no Apocalipse: 7 Cartas; 7 Selos; 7 cabeças; o Cordeiro imolado possui 7 dons. O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa.
Seu valor é constituído por 1,6180339887, ou simplesmente 1,6180. Na maioria das vezes a proporção áurea é simbolizada usando phi, após a 21ª letra do alfabeto grego.
Desde os tempos imemoriais, o número SETE é, sem dúvidas, o mais presente em toda a filosofia e literatura sagrada, o que o torna também um número sagrado, perfeito e poderoso, como afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia.
Segundo a Bíblia, o ""significado 777 na Bíblia"" está relacionado à perfeição divina e à plenitude espiritual. O número 7 é frequentemente associado a Deus e à sua obra de criação, e o triplo 7 (777) pode representar uma manifestação especial da presença e da graça divina.
Os 7 espíritos de Deus são citados no livro do Apocalipse, mas também há uma correlação com aqueles citados no livro do profeta Isaías: o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria, o Espírito de entendimento, o Espírito de conselho, o Espírito de poder, o Espírito de conhecimento e o Espírito de temor do Senhor.
E, segundo a cromoterapia, o tom ligado ao número 7 é violeta ou lilás, que por isso é a cor do ano (entenda mais aqui). Para a numerologia, o número 7 significa autoconhecimento, ou seja, 2023 é um ótimo ano para mergulhar dentro de si e se conectar com a sua espiritualidade.
Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.
Dizemos que um número natural é perfeito se é igual à soma de todos os seus fatores (divisores), excluindo ele próprio. Por exemplo, 6 e 28 são números perfeitos, veja: 6 = 1 + 2 + 3 (fatores de 6: 1, 2, 3 e 6), excluímos o número 6.
Para as filosofias tântrica e budista, o 36 é o mais sagrado de todos os números, pois representa o paraíso. O dobro dele, 72, representa a Terra, e o triplo, 108, a humanidade.
A numerologia é o "estudo do significado dos números e sua influência no comportamento e no destino dos homens" (Dicionário Houaiss). Segundo esta definição, é apenas mais uma forma de adivinhação, uma maneira de buscar revelações de fontes proibidas por Deus.
Segundo a Bíblia, o número 8 representa a ressurreição, a nova criação e a renovação espiritual. Ele é mencionado em várias passagens, como o oitavo dia da criação, a circuncisão no oitavo dia e a ressurreição de Jesus Cristo no oitavo dia da semana.
Deus cria esta Terra e seu céu e todas as formas de vida em seis dias — Descrevem-se os atos de criação de cada dia — Deus cria o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem — Ao homem é dado domínio sobre todas as coisas e ele recebe mandamento de se multiplicar e de encher a Terra.
É revelado que as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais são as sete igrejas. Os anjos das Igrejas aparentam representar aqueles que são colocados nas assembleias para dar luz celestial, assim como as estrelas, que são os símbolos dos anjos, iluminam os céus.
Quais são as sete manifestações do Espírito Santo?
Segundo a Bíblia, as 7 manifestações do Espírito Santo versículo são descritas em Isaías 11:2-3, que menciona os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento, temor do Senhor e o dom de línguas.
O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.