O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, e tem um desempenho muito melhor. Além disso, também há as combinações de letras e números que formam outra sigla. É o caso de "10W40", "15W30", "5W40" e por aí vai.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
Você já deve ter visto nos rótulos informações como SAE 5W30, SAE 10W40, API-SN, API-SL. A sigla SAE significa Sociedade de Engenheiros Automotivos, em inglês. E é essa a sigla que determina a viscosidade do lubrificante.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
LETRAS DO ÓLEO ENTENDA TUDO! Características e Propriedades do lubrificante. API, SAE, Viscosidade
O que quer dizer óleo sn?
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
O que quer dizer API no óleo? As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Qual o óleo mais fino sintético ou semi sintético?
Óleo lubrificante sintético
A palavra “sintético” indica que houve manipulação para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. O produto, como resultado, é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência.
Multigear LS SAE 85W-140 é um óleo lubrificante formulado com básicos minerais e aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito específicos para lubrificação de diferenciais autoblocantes (também conhecidos como “limited slip”, de tração positiva, antiderrapantes, entre outras denominações).
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ etc. O “S” dessa sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
Estabilidade em Altas Temperaturas: O óleo 5W-40 é um pouco mais viscoso em altas temperaturas do que o 5W30, proporcionando uma camada de proteção mais espessa em condições de calor extremo.
Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Serviço. A categoria de serviço CK-4 da API descreve óleos para uso em motores a diesel com ciclo de quatro tempos de alta rotação, projetados para atender às normas de emissão de escape Tier 4 para veículos não rodoviários e rodoviários de 2017, assim como para motores a diesel de anos anteriores.
SAE, acrónimo de Sociedad de Ingenieros Automotrices, é a encarregada de estabelecer uma classificação baseada unicamente na viscosidade do óleo. Essa classificação é realizada, por um lado, medindo a viscosidade em frio a diferentes temperaturas abaixo do zero e, por outro, em quente a 100ºC.
O óleo é uma parte essencial para o bom funcionamento do motor do seu veículo, pois tem a função de limpar e lubrificar, buscando protegê-lo do desgaste e da corrosão.
A ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles) é a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis e a evolução do antigo Comité dos Construtores do Mercado Comum (CCMC) sendo responsável pela definição da qualidade dos óleos para motores de 4 tempos de acordo com os requisitos das normas europeias.
O DexOs é um óleo que combina aditivos avançados para garantir a proteção e o desempenho ideais do motor. Além disso, o óleo DexOs atende a padrões rigorosos de qualidade e desempenho estabelecidos pela GM.