Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.
Na Bíblia, os peixes são frequentemente utilizados para simbolizar a abundância, a fertilidade e a fé. Também estão associados a Jesus e aos seus discípulos.
Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.
O Símbolo do peixe no cristianismo | ICHTUS | # 23
Qual é o significado do peixe na religião católica?
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Geralmente, o peixe é um elemento de significado muito favorável, trazendo sinais de vida próspera em todos os pontos. O astrólogo Cristhopher Stoievsky explica que o peixe está relacionado com assuntos da espiritualidade e da fé —nos conecta com mundo do invisível, seja ele espiritual, onírico ou imaginativo.
O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.
Levítico 11:9 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “De todos os animais que vivem nas águas, estes são os que vocês poderão consumir como alimento: qualquer animal aquático que tenha barbatanas e escamas, seja de água salgada ou de rios.
E os peixes, após pedirem licença a Santo Antônio, gozando-se e alegrando-se, com muitos gestos reverentes, foram embora para os diversos rumos do mar. O Santo permaneceu pregando na cidade ainda por muitos dias e colheu grande fruto convertendo hereges e confirmando-os na santa fé católica.
O hebraico fala essencialmente de «peixe» (em hebraico dâg, dâ'g, dâgâh), tal como a tradução grega dos Setenta e o NT falam de ichthus, e as versões latinas da Vetus e a Vulgata falam de piscis.
A cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. [Foto: Freepik] Foi uma crucificação a forma de morte por que passou Jesus, e com ela, segundo o ensino cristão, ao mesmo tempo se cumpriu uma condenação humana e se propiciou a salvação vinda de Deus.
O peixe é um dos símbolos mais antigos do cristianismo. Era utilizado como identificação da comunidade cristã na época de sua perseguição pelo Império Romano. Esta simbologia tinha dois sentidos originais: o batismo por imersão, através do qual a pessoa passava por novo nascimento.
De elemento Água e de modalidade Mutável, os piscianos são emotivos, sonhadores e artísticos, de grande sensibilidade e capacidade introspectiva. Sempre se dividindo entre o mundo real e o dos sonhos, os piscianos são capazes de imaginar novas realidades e expressá-las por meio da criatividade e da arte.
O que significa sonhar com peixe de acordo com a Bíblia?
Os peixes são frequentemente associados a riqueza, fertilidade e multiplicação na Bíblia. Quando alguém sonha com peixes, isso pode indicar que Deus está prestes a derramar Suas graças e favores sobre essa pessoa.
“ΙΧΘΥΣ”, peixe em grego, significava “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr”, que em português é “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Além dessa explicação, há a hipótese de que o peixe poderia ser uma forma de eucaristia da época de Cristo, visto que não existia hóstia.
Segundo esse entendimento, Jesus fez um milagre físico, transformando uma pequena quantidade de pão e peixe em alimento para uma grande multidão. Com isso, Jesus reafirma seu poder sobrenatural e sua condição divina.
– Entre os protestantes, o grupo dos adventistas do sétimo dia também não consome carne suína, nem de peixes sem escamas e frutos do mar (e, nesse caso, camarão não é exceção).
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine.
Alguns números associados ao peixe e que podem ser utilizados por quem sonhou com esse animal, inclusive para jogos da loteria, são: 12, 20, 33, 35, 41 e 43.