Os lóbulos que formam as glândulas mamárias são separados uns dos outros por tecido conjuntivo denso e tecido adiposo, constituindo uma glândula individualizada que possui seu próprio ducto excretor. Esses ductos emergem de forma independente no mamilo e medem entre 2 e 4,5 cm.
A mama da mulher é composta por glândulas produtoras de leite (lóbulos) cercadas por tecido adiposo e por tecido conjuntivo. O leite produzido pelas glândulas flui através dos dutos até o mamilo. Ao redor do mamilo, há uma área de pele pigmentada chamada de aréola.
Essa massinha branca no "bico do peito" pode ser apenas o acúmulo de uma "pelezinha" que sai dessa região de tempos em tempos. O que valorizamos de secreção saindo pelo mamilo, é a saída espontânea de secreção da mama que suja seu sutiã ou roupa.
Essas glândulas são sebáceas e tem o intuito de, entre algumas funções, secretar um líquido lubrificante, formando uma película protetora, protegendo a aréola de ataque microbiano, de ressecamento e amenizando o possível aparecimento de fissuras.
A função das mamas é produzir o leite que serve de alimento para os bebês. São constituídas por tecido adiposo, tecido conjuntivo e tecido glandular, além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.
A maioria dos nódulos na mama não é câncer. A mulher com um nódulo na mama deve consultar um profissional de saúde, que examina a mama e geralmente realiza outros exames.
Devido ao grande número de terminações nervosas, os seios são uma região com bastante sensibilidade. Estes nervos enviam sinais ao cérebro como resposta a estímulos de toque, calor ou dor. O formigamento ocorre quando há alteração nestas terminações.
A massa que, normalmente, é chamada de “caroço no seio” é, na realidade, um nódulo na mama. Trata-se de uma formação com textura diferente do tecido ao redor. O caroço pode ou não ter resposta dolorosa e, em algumas situações, também se caracteriza por alterações na pele e no mamilo.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo);
Pode ser desde uma alteração dos ductos mamários até um problema de pele. Sugiro que procure um(a) mastologia para que possa conversar e descobrir a causa.
As secreções amarela, marrom e esverdeada não estão relacionadas com câncer. Isso ocorre quando o ducto mamário se alarga, ou seja, fica dilatado, o que faz com que o material secretado fique contido no interior. Quando o ducto está cheio, o líquido é extravasado pelo mamilo.
Papilomas são tumores intraductais benignos que acometem aproximadamente 29% das pacientes na pré-menopausa(1). Em 90% dos casos apresentam-se como papiloma solitário, localizado nos ductos centrais de maior calibre e manifestando-se, na grande maioria dos casos, com descarga papilar sero-hemorrágica.
É uma pequena lesão vegetante que cresce no interior do ducto mamário. Numa analogia, trata-se de algo parecido com os pólipos intestinais (crescimento anormal da mucosa do intestino grosso – cólon e reto) ou uterinos, mas são coisas diferentes.
Algumas mulheres, fora da gravidez ou amamentação, podem observar a saída de um líquido de seus mamilos. Este líquido pode tanto ser uma secreção fisiológica quanto uma condição anormal.
Caracterizada por um pontinho branco e pequeno na ponta do mamilo, essa obstrução do leite pode deixar a mama bem sensível e dolorida. Trata-se de um acúmulo do líquido que fica mais espesso e, como o próprio nome sugere, entope um segmento por onde deveria fluir normalmente.
Resumindo, é possível afirmar que os caroços na mama se devem principalmente ao acúmulo de líquidos nas glândulas mamárias. Isso é mais frequente em alguns períodos do ciclo menstrual e devido a flutuações hormonais que também tornam a área das mamas mais sensível.
É normal sair uma massinha Branca no bico da mama?
Quando eu aperto o bico dos meus seios sai uma massinha branca , é normal? Pode ser normal, geralmente pode haver secreção esbranquiçada ao apertar o mamilo. Entretanto uma avaliação mais aprofundada deve ser realizada, com exame físico e a depender da avaliação com exames complementares como ultrassom e mamografia.
Os papilomas nessa região da mama se formam como resultado da proliferação benigna das células epiteliais que revestem o interior dos ductos, devido a alterações genéticas e hormonais das mais diversas naturezas. Mulheres de todas as faixas etárias podem desenvolver papilomas intraductais.
As células tumorais geralmente causam uma ferida na região da aréola e mamilo, que geralmente inicia por vermelhidão, prurido e descamação. A lesão tende a evoluir para quadros de ulceração (ferida aberta), com saída de sangue. Em raras vezes o quadro inicial pode ser apenas o endurecimento do mamilo.
as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.
A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame.
O que causa a candidíase mamária? A candidíase mamária é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, o mesmo responsável por infecções similares em outras partes do corpo. No geral, esse fungo está presente na pele de todos, mas não costuma causar grandes contratempos quando o sistema imune está em dia.
Secreção no mamilo pode ocorrer normalmente durante as últimas semanas de gravidez e após o parto, quando o leite materno é produzido. A secreção no mamilo também pode ser causada por estimulação do seio em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, sobretudo durante os anos férteis.