Em tradução literal, o termo “rugged terrain” significa “terrenos acidentados” ou “terrenos irregulares”, ou seja, os famosos R/T são ideais para quem deseja exigir um pouco além de seus pneus, proporcionando durabilidade elevada, excelente desempenho em tração e capacidade de enfrentar com perfeição tanto pistas ...
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Enquanto o AT é capaz de percorrer trajetos em diferentes tipos de estrada, o HT é destinado somente para ruas asfaltadas. A sigla HT vem do termo Highway Terrain, ou seja, terrenos de autoestradas, em que o asfalto costuma ter alta qualidade e pouquíssimos desníveis.
Serve para qualquer tipo de piso. Tem excelente durabilidade para asfalto, e na terra, mantém um ótimo desempenho. Este é um pneu ideal para quem roda a maior parte do tempo no asfalto, mas às vezes precisa fazer uma trilha leve.
C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL) T: Temporário (estepes)
As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
Se você utiliza um veículo comercial leve e trafega principalmente em estradas pavimentadas, os pneus LT podem ser a escolha certa para você. Mas se você utiliza um veículo off-road e trafega em terrenos acidentados e irregulares, os pneus AT podem ser a melhor opção.
Pneus AT. A sigla AT vem de All Terrain, que indica que o pneu foi pensado e desenvolvido para rodar em todos os tipos de terreno, desde os mais irregulares, até rodovias asfaltadas. A estrutura deles conta com laterais com mais reforço, como também sulcos mais profundos.
Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.
Os pneus de primeira linha tem 8mm de sulco na banda de rodagem. Eles também podem rodar 50 mil km ou mais – os de segunda linha rodam apenas 40mil km. Além disso, os pneus de primeira linha são aqueles que mantêm maior estabilidade do automóvel e oferecem segurança nas mais variadas condições.
Até as “paredes” dos pneus acabam sendo reforçadas, no sentido de suportar melhor impactos rurais. Naturalmente, sua tração também é específica. Claro que ele pode ir no asfalto também, mas pode acabar gastando mais, por não ter sido feito pra isso.
Ela refere-se à velocidade máxima suportada por aquele pneu, por isso é um indicativo fundamental de segurança. Por exemplo, a letra H representa uma velocidade máxima de 210 km/h. Já o T representa 190 km/h.
Os pneus mais silenciosos do mercado é o Bridgestone Turanza Serenity Plus. 🌟 O Turanza Serenity Plus é o modelo silencioso proposto pela marca Bridgestone. Um pneu que tem o poder de oferecer um rendimento quilométrico muito elevado e se destaca por ser pouco ruidoso no contato da roda com o pavimento. . . .
Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
A letra “C” presente na descrição dos pneus Vanco e VanContact, posicionada após a medida do pneu, mostra que se tratam de pneus “comerciais”, construídos para serem utilizados em vans e em caminhões leves, capazes de levar grandes cargas.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Em geral, os pneus de carro podem durar de 20.000 a 50.000 quilômetros, mas essa faixa pode ser menor ou maior dependendo das condições de uso. A maioria dos fabricantes de pneus recomenda a substituição dos pneus quando a profundidade do sulco do pneu atingir 1,6 mm.
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
Quanto menor o valor, menor a altura do flanco. Observação: quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência em curva; neste caso, a condução também é menos confortável. R: trata-se da construção interna do pneu. R indica que a construção é “radial”.
– Código de velocidade: Além do índice de carga, os pneus também trazem um código de velocidade, que é representado por uma letra (T). Esse código indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar com segurança.
Os pneus, além dos carros, também são avaliados pelo INMETRO e, ao comprar o seu jogo, você pode identificar o tradicional selo do instituto no produto. Esse selo é uma das melhores e mais confiáveis maneiras de avaliar um produto, pois nele estão descritas e ranqueadas todas as principais características do modelo.