O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno). Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação.
Em primeiro lugar, o PS Poliestireno é um plástico que pode ser moldado a partir de altas temperaturas, semelhante ao vidro e ao acrílico em sua transparência, solidez e brilho. Assim, seu diferencial está na facilidade de processamento e o seu baixo custo.
Você sabe o que é PS? Assim é chamada a chapa de poliestireno e é com esse material que produzimos diversos produtos, inclusive as placas. Além do baixo custo, esse material tem baixa absorção de umidade, é altamente resistente ao impacto e ao calor.
Ele ainda é o material utilizado na maioria dos copos descartáveis no Brasil e é identificável através do símbolo triangular indicando sua reciclabilidade, com o número "6" por dentro e as letras "PS" por baixo.
Pela sua transparência, rigidez e baixo custo, entre as principais aplicações do PS comum estão: embalagens transparentes, utensílios domésticos (copos e talheres descartáveis), eletrodomésticos (carcaça e peças, como prateleiras de geladeiras e visores), eletroeletrônicos (carcaça de televisores e computadores), ...
QUAL O DIFERENÇA DO PLÁSTICO ABS PARA O PLÁSTICO PS?
Onde se usa PS?
Usa-se P.S. no final de uma carta quando se quer acrescentar uma informação, algo que geralmente foi lembrado após o texto estar pronto. É portanto um ”pós-escrito”, que em latim se diz ”post-scriptum”, cujas iniciais – P.S. – formam a chamada dessa nota ou observação ”escrita depois”.
O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.
O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características. O PET é um dos polímeros mais resistentes, tanto com relação ao impacto físico, quanto ao impacto químico das substâncias por ele reservadas.
Aqui os dois substratos se saem muito bem. Entretanto, para instalação em locais com exposição ao sol e calor, o mais indicado é o PVC. Ele é conhecido pela alta durabilidade e é muito usado em sinalizações externas.
O objetivo do P.S. é indicar ao leitor que há informações adicionais que não estão diretamente relacionadas às informações que foram incluídas nas outras partes da carta.
Entre alguns dos materiais que mais se destacam pela sua capacidade de ser reciclado está o PS – é como chamamos as placas de poliestireno um dos mais utilizados materiais para comunicação visual.
Entre as opções mais seguras, no entanto, estão os plásticos de grau alimentício, feitos de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polipropileno (PP). Estes são considerados seguros para contato com alimentos e bebidas.
PS: o número 6 é Poliestireno, um polímero que pode ser encontrado em forma de plástico sólido ou como espuma, quando é conhecido popularmente como isopor, e que também pode ser reciclado.
Os materiais de poliestireno são reciclados através da reciclagem mecânica, onde os resíduos plásticos são convertidos em grânulos que podem ser utilizados na produção de outros produtos.
A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.
Qual tipo de plástico é tóxico? De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem três substâncias que se destacam pelo alto poder de causar danos à saúde humana: Bisfenol-A ou BPA, os ftalatos e o estireno.
São exemplos de aplicação do poliestireno expandido: embalagens (incluindo de alimentos), pranchas de surfe, para o transporte de produtos frágeis, capacetes de bicicleta, peças de decoração e como isolamento térmico e acústico na construção civil.
A quantidade de estireno liberada aumenta de acordo com o tempo que o líquido permanece no copo. É por isso que, em vários países, o uso do copo de poliestireno para servir café, por exemplo, é proibido.
Outra maneira de diferenciar copo descartável feito de polipropileno (PP) dos produzidos com poliestireno (PS) é o nível de brilho apresentado por eles. Copos plásticos feitos de polipropileno (PP) aparentam um aspecto mais brilhante, enquanto que os produzidos com poliestireno (PS) são mais opacos.
O post scriptum é utilizado como uma estratégia retórica: depois de percorrer todo o corpo do texto, o leitor se depara no fim com uma ideia posta em destaque, colocada ali com suposta despreocupação, que equivaleria na fala ao “Ah!
O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno). Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação.
O significado de “P.S.” indica postscriptum em latim. Literalmente traduzido indica “escrito depois”. Como tal, é um parágrafo após o corpo do e-mail. Utilize-o para escrever informações relevantes que não poderia incluir, de forma natural, na sua mensagem.