Já no Exército, a criação do Quadro Especial de Terceiros Sargentos (QE) ocorreu vinte anos depois, inicialmente pelo Decreto nº 86.289, de 11 de setembro de 1981, reorganizado com a Lei nº 10.951, de 22 de setembro de 2004.
- Portaria nº 291-EME, de 15 de dezembro de 2014 – Estabelece as normas para Promoções de Terceiros-Sargentos do Quadro Especial (QE), Cabos, Taifeiros-Mores e Soldados com quinze ou mais anos de efetivo serviço no Exército.
Hoje é dia de saudar o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), cuja instituição se deu, em 1979, por meio de Decreto Presidencial, com objetivo de possibilitar aos praças que servem nas fileiras do Exército a ascensão ao Oficialato.
C-FCB - Curso de Formação de Cabos do Corpo Auxiliar de Praças da Marinha cursado no CIAA (Centro de Instrução Almirante Alexandrino); EP - Efetivo Profissional (soldados engajados); EV - Efetivo Variável (soldados não engajados, em cumprimento do serviço militar obrigatório).
Aprova o Plano Geral de Licenciamento para o ano de 2021 (PGL-2021) do Efetivo Variável (EV) incorporado em 2020 e de cabos e soldados do Núcleo Base (NB).
COMO FUNCIONAVA O QUADRO ESPECIAL DE ESTABILIZAÇÃO NO EXERCITO
O que é TC no Exército?
Tenente-coronel é uma patente militar de oficial superior, situada entre a de major e a de coronel. Existe em quase todos os exércitos e forças aéreas do mundo, bem como em muitas outras forças militares, paramilitares ou de segurança.
Com o aumento da potência de fogo e da motorização do Exército, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, as atividades de apoio de Material Bélico adquiriram nova dimensão.
O E1 tem responsabilidades de EM relacionadas com o planejamento, a coordenação, a fiscalização e o cumprimento de funções inerentes às atividades de administração de pessoal. Normalmente, permanece no PC da ED.
Ao ser nomeado para o Comando da Base Administrativa do Comando de Operações Especiais, o Tenente Coronel Siqueira estava exercendo a função de Subcomandante do 1º Batalhão de Ações de Comandos, na guarnição de Goiânia/GO.
O Padrão de Desempenho Físico Individual, seja ele PBD, PAD ou PED, deverá ser mantido através de um Programa de Treinamento Físico convenientemente dimensionado em um Módulo Didático de Treinamento Físico (Modalidade, intensidade e freqüência do trabalho físico) e que será executado como parte das atividades ...
Quantitativo de Rancho (QR): é parcela do valor da etapa base que se destina à aquisição dos demais gêneros de alimentação que não são adquiridos pelo QS (por exclusão); a aquisição é feita diretamente pela ponta da linha, ou seja, pelas OM que possuem rancho.
O Ordenador de Despesas (OD), conforme § 1º do art. 80 do Decreto-lei nº 200/1967, é “toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio de recursos”.
A criação dos Sargentos do Quadro especial do Exército se deu através do Decreto 86.289, de 11 de agosto de 1981, pelo então Presidente da época João Batista Figueiredo.
Brasil. No Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, coronel é o mais alto posto de oficial superior, imediatamente acima do tenente-coronel e abaixo dos generais. Na Marinha do Brasil o posto equivalente é o de capitão de mar e guerra.
As frações de Polícia da Aeronáutica, normalmente, estão agrupadas em Companhias de Polícia e/ou Pelotões e se identificam, normalmente, pela braçadeira com a inscrição "PA" e um cordel branco" no braço direito.
O 2º Tenente Felixmar Alves Ferreira fará o lançamento do Manual Básico de Atuação do CPU – Comando do Policiamento Urbano, em solenidade que será realizada às 8h30 do próximo dia 18, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas.
O Ministério Público Militar é a instituição federal responsável pela fiscalização e apuração dos crimes militares previstos no Código Penal Militar, que podem ser praticados pelos integrantes das Forças Armadas e civis.