O método se chama Kinesio Tape, que estabiliza e imobiliza as articulações por meio de bandagem funcional, preservando articulações, músculos, tendões e ligamentos do atleta, principalmente durante os treinos.
O que é a fita kinésio? A fita kinésio, também conhecida como bandagem elástica, foi criada na década de 70, pelo quiropraxista japonês Kenzo Kaze. O objetivo dessa técnica é auxiliar no tratamento de lesões nos nervos e tensões musculares.
A fita pode fornecer suporte adicional para músculos, tendões e articulações enfraquecidos ou lesionados, ajudando a estabilizar a área sem restringir completamente o movimento. Isso é particularmente útil para condições como entorses de tornozelo, instabilidade do joelho e lesões do ligamento.
Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção - capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.
Fita Adesiva para Atletas: O que é e Como Funciona
Qual o nome da fita que os jogadores usam no tornozelo?
– As bandagens são muito difundidas no meio do esporte. Podem ser rígidas ou elásticas e são usadas para diferentes indicações, como estabilidade articular, correção postural, melhora da dor, melhora de um edema, entre outras. No futebol, é comum o uso em extremidades, como o tornozelo.
A maioria das Fitas Kinesio é resistente à água e pode ser usada por vários dias, inclusive durante banhos, natação e suor, o que é ideal para atletas ou para uso contínuo no alívio da dor.
A Kinesio Tape é uma técnica natural de reabilitação que ajuda a estabilizar uma área lesada do corpo sem reduzir sua amplitude de movimento. É útil para atletas, amadores e não atletas que lidam com dores musculares, articulares e tendíneas.
O taping é a aplicação de bandagem elástica na região operada, com o intuito de gerar compressão aos tecidos. Além de reduzir o edema, o taping previne a formação de seroma, reduz equimoses e hematomas, otimiza os efeitos da cinta e gera conforto e segurança ao paciente.
A aplicação é definida pelo médico que atua no caso, e aplicada por um fisioterapeuta. “Após o procedimento o paciente pode seguir com a vida normal: pode trabalhar, dormir, tomar banho sem risco da fita perder sua capacidade autoadesiva.
As cores não interferem ou diferem no tratamento através da bandagem. O Kinésio Taping é uma técnica usada no oriente há alguns anos e agora chegou ao ocidente. Estas bandagens são utilizadas como um adendo à reabilitação de atletas e na fisioterapia.
Outra forma de facilitar a remoção da fita é aquecendo-a com o secador de cabelo. Isso torna a sua remoção muito mais simples, pois ao aquecer as pontas da fita, ela vai se soltar com uma enorme facilidade. Utilize o secador na função quente e coloque o ar diretamente sobre a fita.
Uma das principais indicações da bandagem elástica é para alívio de dores. Ao esticar e elevar a pele, é possível diminuir a pressão nos receptores de dor que ficam abaixo da camada mais externa da pele. “Além disso, a bandagem estimula terminações nervosas na pele que competem entre si.
A bandagem pode ficar na pele de 5 a 7 dias. Cabe ao fisioterapeuta avaliar a intensidade das tensões e o corte a ser aplicado. A retirada pode ser feita no primeiro atendimento no pós-operatório. Uma das vantagens da aplicação do taping de forma imediata à cirurgia ajuda a evitar a abertura de pontos.
A bandagem elástica pode ficar na pele de 5 a 7 dias e não substitui a cinta modeladora, devendo-se associar as técnicas. Cabe ao fisioterapeuta especializado avaliar qual o melhor corte a ser aplicado e as tensões que serão empregadas nas fitas.
O kinesio tape ajuda a aliviar as dores em diversas partes do corpo, como joelho, ombros, coluna lombar, tornozelo e pulso. Isso acontece porque a fita kinesio tape diminui a tensão muscular e a pressão nos receptores de dor na pele, reduzindo, assim, a sensação de dor no local.
O método se chama Kinesio Tape, que estabiliza e imobiliza as articulações por meio de bandagem funcional, preservando articulações, músculos, tendões e ligamentos do atleta, principalmente durante os treinos.
Para que serve o Salonpas? Este medicamento é indicado para alívio de dores e inflamações nas seguintes condições: fadiga muscular, dores musculares e lombares, rigidez nos ombros, contusões, pancadas, torções, entorses, torcicolo, dores nas costas, nevralgia e dores articulares.
Cada adesivo pode ser utilizado por até 8 horas. Após este período, o medicamento deve ser removido e descartado. Caso as dores persistam, o local deve ser limpo e um outro adesivo pode ser aplicado.
Em que situações a bandagem elástica deve ser evitada?
Existem vários casos em que as bandagens elásticas devem ser contraindicadas, tais como: tromboses, ferimentos na pele, região abdominal de gestantes, rupturas de tendões, ligamentos e músculos, fraturas, edemas de causas desconhecidas e pacientes com alterações no retorno venoso.
Para fazer a retirada do Taping puxe as pontas devagar para não machucar a pele, se necessário faça a utilização de algum óleo corporal; Caso ocorra alguma reação alérgica, como coceira ou qualquer outro desconforto procure um profissional habilitado na área.