título concedido às senhoras de famílias nobres (abrev.: d. ou D.) [Us. como tratamento honorífico, de que era precedido o nome próprio de mulheres pertencentes às famílias reais de Portugal e do Brasil, estendeu-se a todas as mulheres distinguidas por algum título de respeito, como as casadas, viúvas, religiosas.]
Dona” tem origem no latim. Segundo o dicionário Houaiss, a palavra começou a ser utilizada nas famílias reais de Portugal e do Brasil como tratamento de mulheres que tinham algum título de superioridade. Originalmente, “dona” era um substantivo usado como sinônimo de “mulher”.
Estas duas palavras, como formas de tratamento, dependem muito das relações entre as pessoas. Se a senhora for da sua idade, tanto a pode tratar por senhora como por tu. Se for de idade bastante superior, poderá tratá-la por Senhora Dona ou apenas por Dona, conforme a região.
QUANDO UM HOMEM FALA ISSO - ELE ESTÁ APAIXONADO! | JOUBER ALBUQUERQUE
Quando usar a palavra dona?
- Título honorífico, ou simplesmente um título que antecede o nome de qualquer mulher adulta a quem se deseja demonstrar cortesia, deferência ou respeito: “Dona Estefânia, posso falar com a senhora um minutinho? Acertamos o negócio com (a) Dona Moira Alcântara”. Observe que, neste caso, dona (abreviatura D.)
Dona é um termo utilizado para se referir a uma mulher que é proprietária ou responsável por algo. O termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que possuem uma empresa, um negócio ou uma propriedade.
O proprietário é reconhecido no artigo 1.228 do Código Civil, este é reconhecido legalmente como dono de um patrimônio, é a pessoa que tem direito de uso (servir-se), gozar (usufruir) e dispor (transferir) a coisa, além de revisar em caso de uso ou posse indevida, por exemplo, fazer abertura de processo caso terceiros, ...
A música 'Dona de Mim', interpretada pela cantora IZA, é um hino de empoderamento e autoafirmação. A letra fala sobre a jornada de autoconhecimento e a importância de se manter firme diante das adversidades da vida.
Dona Moça é a primeira artesã deodorense a ganhar o título, dado pela Secretaria do Estado de Cultura, como um sinal de respeito a sua arte e auxílio na perpetuação da memória cultural do Estado.
Assim, o Dona de Mim tem o objetivo de “Incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de emprego e renda, possibilitando sua emancipação e o resgate da essência feminina”.
Dom (do latim dominus, em português senhor, dono ou mestre), ou, no feminino, Dona, é um pronome de tratamento concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, espanhóis, ibero-americanos e italianos; a bispos católicos, abades e sacerdotes beneditinos, cartuxos e trapistas, sempre seguido do prenome.
Uma #DonaDeSi é protagonista da sua vida, comprometida com a identificação dos seus talentos para a realização dos seus sonhos, se tornando uma empreendedora de si mesma, fazendo surgir seu próprio negócio, onde aplica seus propósitos e assim traz uma melhoria para o seu coletivo; não permitindo que o machismo ...
Dona abrevia-se D. ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra. D. ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.