Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Rua concorrente, são quando duas ruas diferentes, se cruzam, ou seja, elas tem um ponto em comum, visualize um X, nele tem duas linhas que se cruzam, e elas se encontram bem no meio do X.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Duas retas são concorrentes quando possuem um único ponto de intersecção. Retas concorrentes formam quatro ângulos, congruentes dois a dois. Quando um deles mede 90°, as retas concorrentes são chamadas de perpendiculares.
Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Utilizamos (X) como símbolo para indicar Concorrência. As retas concorrentes determinam quatro regiões no plano, que podem ter a mesma abertura ou aberturas diferentes. De acordo com a abertura, as retas concorrentes podem ser Perpendiculares ou Oblíquas.
Uma reta r é chamada concorrente ao plano α quando as duas figuras geométricas possuem apenas um ponto em comum. Também é possível dizer que reta e plano são concorrentes quando a reta toca, corta ou intercepta o plano em apenas um ponto.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
Duas retas são classificadas como concorrentes quando se encontram em um único ponto. Além delas, existem as retas paralelas e as retas coincidentes. Duas retas são concorrentes quando elas se encontram em um único ponto.
O que são ângulos formados por retas concorrentes?
Retas concorrentes são duas retas coplanares que têm um único ponto de interseção (ou de cruzamento, ou de encontro). Quando duas retas são concorrentes, elas formam ângulos e, conforme a posição da reta, eles podem ser oblíquos (nenhum dos quatro ângulos retos) ou perpendiculares (quatro ângulos de 90º).
Retas paralelas são retas que nunca se interceptam, e elas formam o mesmo ângulo quando são interceptadas por outra reta. As retas perpendiculares se interceptam em um ângulo de 90 graus, formando um canto quadrado.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo.
Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.
Relembrado a definição de retas concorrentes: Duas retas são concorrentes se, somente se, possuírem um ponto em comum, ou seja, a intersecção das duas retas é o ponto em comum. Considerando a reta t e u e as suas respectivas equações gerais das retas, atx + bty + ct = 0 e aux + buy + cu = 0.
Qual a diferença entre retas paralelas concorrentes e coincidentes?
Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam. Existem outras posições possíveis para as retas: elas podem ser concorrentes, quando se encontram em um único ponto, ou coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.
Qual é o ponto de encontro entre duas retas concorrentes?
No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.
Retas paralelas são retas que não possuem nenhum ponto em comum, isso significa que elas nunca se cruzam entre si. Já as retas concorrentes são aquelas que possuem um único ponto em comum.
2 – Planos concorrentes: dois planos são concorrentes quando se intersectam. A intersecção entre dois planos é igual a uma reta. 3 – Planos coincidentes: dois planos são coincidentes quando todos os pontos do primeiro plano também são pontos do segundo.
Na geometria euclidiana, são chamadas de concorrentes as retas de um plano que têm um único ponto comum. Consequentemente suas direções são diferentes, não havendo paralelismo entre elas.
Retas concorrentes: duas retas são classificadas como concorrentes quando elas possuem um ponto em comum, ou seja, quando elas se encontram em um único ponto. Quando essas retas se cruzam formando um ângulo de 90° entre si, temos um caso particular de retas concorrentes, que são as retas perpendiculares.
Quando temos duas retas concorrentes, ou seja, que se cruzam, é possível traçarmos vários ângulos entre elas. Quando comparamos dois ângulos que estão em lados opostos de um mesmo vértice, eles sempre serão congruentes, ou seja, terão a mesma medida. Ângulos opostos pelo vértice são congruentes.