Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "a paz esteja convosco".
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
Quando alguém fala shabat shalom, o que responder?
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
O que é o shabat? O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
A Sinagoga Emunah Shlemah é uma instituição focada em ensinar a verdadeira religião de Yeshua para seus estudantes. Você que tem interesse em se aprofundar nos ensinamentos da Bíblia, entre em contato com o nosso secretariado acessando o link disponível na bio do nosso perfil.
Confiança, em hebraico “bitachon”, é uma poderosa sensação de otimismo e confiança baseada não na razão ou na experiência, mas na emuna (fé). Você sabe que “D'us é bom e Ele é o único que manda”, e portanto não tem temores ou aflições.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Além de seu significado imediato de saudação e desejo de paz, 'Hevenu Shalom Aleichem' também pode ser vista como uma expressão de um ideal mais amplo, refletindo a aspiração universal pela paz mundial.
Emunah deriva de outra palavra hebraica: “aman“. É justamente essa palavra que encontramos em Gênesis 15:6, onde lemos: “E creu (aman) Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.” Gênesis 15:6.
Chabad é um movimento mundial que espalha a consciência judaica para todos os judeus, sejam homens ou mulheres, idosos ou crianças. Enraizado na Rússia Branca em uma pequena cidade chamada Lubavitch. A palavra Chabad é um acrônimo para Chochmá, Biná e Daat, que significa sabedoria, entendimento e conhecimento.