1. Juízo; tino; prudência; bom senso; circunspecção . 2. Cada um dos últimos dentes molares de cada lado do maxilar, que nasce geralmente já perto da idade adulta; dente do siso (ex.: teve de tirar todos os sisos).
O que significa na Bíblia "o bom siso te guardará"?
Explicação sobre o que significa bom siso na Bíblia
O bom siso na Bíblia está relacionado à capacidade de tomar decisões sábias e prudentes, baseadas nos princípios e ensinamentos divinos. É a habilidade de discernir entre o certo e o errado, de agir com sabedoria e de evitar caminhos destrutivos.
juízo; sensato; sério; prudente; circunspeto; cordato; pacato: Fidalgo, valente e sisudo, mas de tão pouca experiência na guerra. ( Fr. L. de Sousa. ) O velho pai sisudo que respeita o murmurar do povo.
Por que temos dentes sisos? Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar.
Geralmente, costuma nascer enquanto a pessoa está ingressando na juventude, por volta dos 17 até os 21 anos. Por isso, tornou-se comum chamá-lo, vulgarmente, de “dente do juízo”. Afinal, simboliza uma grande mudança.
🍃 O dente central superior direito, numerado como 11, representa o PAI ou a função paterna, por sua vez, o dente 21, seu equivalente centralizado ao lado esquerdo da boca representa MÃE ou função materna.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Deus é a fonte da sabedoria, o árbitro e o doador da sabedoria e dos dons que a acompanham. Há algumas coisas que Salomão está tentando transmitir nestes versículos. A primeira é que o Senhor dá a sabedoria, ela vem de Deus.
A grafia correta, registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), é “siso”. A palavra tem origem no latim “sensus” e seu significado está relacionado a “juízo, sensatez, bom senso, discernimento”. Ou seja, “siso” não é só nome de dente, pode ser utilizado, por exemplo, para caracterizar uma pessoa.
Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo – siso, em latim).
Isso acontece porque o indivíduo não apresenta o germe dentário que dá origem ao terceiro molar. Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.
"Dente é uma parte estrutural do corpo. Quando ele cai, por exemplo, é como se você estivesse quebrando um ciclo", explica. Sinal de bom presságio, representa o nascimento de alguém ou de novas situações na vida. Pode indicar calmaria, união familiar e sabedoria nas falas.
Como exemplo, podemos citar o terceiro molar (nosso siso). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, este dente está energeticamente ligado ao meridiano do coração e intestino delgado.
Segundo o contexto do versículo de hoje, o “bom siso” não chega com o nascimento de um dente, mas com a sabedoria adquirida em Deus. A vida do profeta Daniel é um exemplo de “bom siso”.
Isadora Belon Albanese, de 18 anos, morreu em 23 de abril, quatro dias após extrair o dente do siso. Ela morava com os pais em Porto Feliz (SP). A jovem fez duas cirurgias para extração dos sisos em um período de pouco mais de um mês de diferença.
O grande risco, é que bactérias agressivas existentes na boca ou ao redor da região lesionada, se instalem ali e causem agressões nos tecidos que estão tentando se recuperar causando infecção. Por isso os cuidados durante e pós operatórios são tão importantes! Mas as bactérias não ficam restritas àquele local.
A função biológica dos dentes sisos é dar mais força para a mastigação de alimentos sólidos e duros. No entanto, eles foram perdendo essa funcionalidade, devido às mudanças nos hábitos alimentares, como a introdução de alimentos cozidos e pastosos e produtos industrializados mais fáceis de serem mastigados.
Se a cirurgia não for realizada em casos de necessidade, a presença do siso pode gerar problemas ósseos e desalinhar os dentes, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores.
A extração de siso é um procedimento cirúrgico comum e que geralmente termina bem. Mas podem acontecer algumas complicações após a extração do siso, como um inchaço, um sangramento ou uma dormência na mandíbula, por exemplo.