Traduzido literalmente, social media quer dizer mídia social. Mídia significa meio de comunicação, ou seja, canais, (digitais ou analógicos) utilizados para transmitir informações (sejam elas imagens, sons, textos ou vídeos) para um grupo de pessoas.
O social media, também chamado de analista de redes sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas mídias sociais. Ele não cria e publica apenas posts. Ele também planeja, estuda e desenvolve uma estratégia de marketing digital.
São os tipos de Mídias que permitem interação ou compartilhamento de informações, como um blog que apresenta conteúdo e permite comentários. Exemplos: blog, Facebook, Twitter, Instagram, SlideShare, Youtube, etc…
Ele é o elo de comunicação entre a marca e o público, garantindo uma presença online ativa e engajada. O social media também é responsável por analisar dados e métricas de desempenho.
Tal investimento pode girar em torno de R$ 2.500 ao mês (podendo ser um pouco menos) ou chegar até R$ 5.000. O valor pode variar quando falamos em trabalhos pontuais. Veja a seguir alguns tipos de serviços realizados por social media.
Para adquirir as habilidades e competências de um social media de sucesso, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de Comunicação, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outros relacionados, ou tenha especialização na área de Marketing Digital.
Quanto cobra um social media iniciante? Para calcular o seu valor hora você precisa ter uma base de quanto cobrar, por exemplo: Uma agência de médio porte cobra de R$ 200,00 à R$ 280,00 reais a hora, eu como freelance cobro R$ 120,00 reais a hora, cheguei nesse valor calculando minhas despesas fixas, pro labore etc.
Para quem deseja ingressar na área de social media, mas está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função de marketing básica. Entender as redes sociais é o ponto principal para se tornar um profissional de redes sociais.
Um publicitário é um profissional que atua na área de comunicação e marketing, com o objetivo de criar estratégias e campanhas publicitárias que promovam marcas, produtos ou serviços.
O valor cobrado vai depender de quantos posts você publica no dia, se os posts incluirão texto e arte, se você tem que responder DMs, entre outros fatores. Um gestor de Instagram geralmente cobra entre R$500 a R$4000 por mês a depender de sua experiência e do trabalho a ser feito.
Quanto cobrar por vídeo no Instagram? A média de valor do mercado hoje é a cada 1.000 visualizações no story cobra-se R$300,00. Lembrando que isso é apenas uma média, podendo ser mais ou menos.
Qual o valor de uma postagem no Instagram? O preço médio para micro-influencers com menos de 1.000 seguidores é $83 por post. Independentemente disso, você pode promover a sua publicação a partir de US$ 1,00 por dia, o que corresponde a cerca de R$ 5,00, dependendo da cotação do dólar.
O social media nada mais é que um profissional que irá trabalhar no setor de marketing e comunicação de uma empresa. É ele quem vai criar as estratégias de conteúdo para as redes sociais ou operacionalizá-las, sempre visando a promoção da empresa que atua.
O curso de Mídias Sociais Digitais é ofertado nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e EAD, proporcionando ao estudante diferentes possibilidades de estudo. A graduação tecnológica pode durar em média 2 anos, já o bacharelado tem um tempo médio de 4 anos.
É comum achar que para trabalhar como social media, é preciso ser formado em marketing. E a resposta é NÃO! Não precisa ser formado em marketing, nem publicidade ou propaganda. Inclusive, os melhores social media são aqueles que sabem escrever muito bem, e que dominam a área para a qual atendem.
Quanto cobrar por um Instagram? O valor cobrado vai depender de quantos posts você publica no dia, se os posts incluirão texto e arte, se você tem que responder DMs, entre outros fatores. Um gestor de Instagram geralmente cobra entre R$500 a R$4000 por mês a depender de sua experiência e do trabalho a ser feito.
Quanto cobrar para criar um Instagram profissional? Tal investimento pode girar em torno de R$ 2.500 ao mês (podendo ser um pouco menos) ou chegar até R$ 5.000. O valor pode variar quando falamos em trabalhos pontuais. Veja a seguir alguns tipos de serviços realizados por social media.
Um gestor de redes sociais pode trabalhar em média de 6 a 8 horas por dia sendo contratado por uma agência ou de 8 a 12 horas por dia como freelancer. No entanto, isso pode variar de acordo com o tamanho da empresa e a quantidade de contas que precisas gerir.
O social media freelancer é responsável pelo gerenciamento das redes sociais de marcas ou pessoas. Trata-se de um trabalho complexo e robusto, com várias responsabilidades além de “postar uma foto”.