A palavra se popularizou como sinônimo de “aguentar”, “suportar” algo. Como antônimo, surgiu “intankável”, ou seja, aquilo que não pode ser sustentado. Exemplo do uso fora dos games: “não consigo tankar esse vídeo, é muito engraçado!”
NÃO TANKO – não acreditar ou não suportar; QUITAR – significa desistir ou deixar; SAFE – significa estar seguro, sem preocupação; TILTAR – utilizado para demonstrar estresse e raiva.
No Instagram, por exemplo, muitos memes e interações utilizam expressões, como “vai tankar?”, “não tanko” e “tankando” para se referir às situações bem-humoradas e tragicômicas da vida.
GG - Good game, ou seja, quando seu time faz uma boa partida e você quer elogiar dizendo que foi um bom jogo. Também é usado como WP - Well played, que significa bem jogado. RPG - Role-playing game, é um estilo de jogo em que os jogadores assumem o papel de personagens e não há ganhadores nem perdedores.
Rushar. Avançar rapidamente ao território adversário; se mover rapidamente pelo mapa. Esse termo é um estilo de gameplay, mais presente em jogos de tiro. O jogador que rusha quer fazer uma gameplay rápida, seja para pegar os inimigos desprevenidos e fora de suas posições ou para logo fazê-los mudar de estratégia.
Anota aí: cringe é um verbo e, no inglês, era inicialmente usado para denotar uma expressão de desgosto, nojo ou “vergonha alheia”. Como adjetivo, o correto é usar cringey. Na língua portuguesa, entretanto, a palavra cringe foi apropriada para denominar um “mico”, algo que causa vergonha alheia.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A gíria +1 -1 (mais um, menos um) significa uma espécie de paradoxo. Pois quando algum indivíduo a utiliza, emprega um sentido de "mais um dia vivido" assim como "menos um dia". Ou seja, esta gíria é uma representação de que a pessoa está vivendo mais um dia de sua vida, aproveitando ou fazer qualquer outra atividade.
1. Tankar. A palavra “tankar” vem de “tank”, um personagem comum nos e-sports, cuja principal característica é conseguir resistir a muito dano, como uma forma de escudo. Por causa disso, o verbo ficou popular como sinônimo de “aguentar”, e seu antônimo (intankável) significa não suportar algo.
Skin significa “pele”, mas no contexto do jogo é uma expressão usada para se referir às características estéticas do personagem, como roupas, acessórios, cor da pele, cabelo, etc.
AFK significa "Away From Keyboard" ("longe do teclado") e refere-se a quando um jogador sai de perto do computador/console/dispositivo móvel no meio de uma partida online sem sair do jogo. Para fins de penalização, isso é considerado igual a abandonar o jogo.
Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório; kWh (quilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz.
Coringar, por sua vez, é autoexplicativo: está associado ao personagem dos quadrinhos, o Coringa – usado para falar que uma pessoa enlouqueceu por algum motivo. Já tankar também vem do universo gamer, no lugar de “aguentar, suportar” – “Levei muito dano, mas consegui tankar”.
Mas expressões que se popularizam bastante como throw shade (gongar) e yas kween (que pode ser traduzido livremente como “arrasa, diva”) têm uma história cultural rica — marcada pela ostracização e opressão.
O conceito internetês do ratio (que em português seria algo tipo proporção / razão entre duas coisas) é quando alguém responde um comentário e consegue mais engajamento (like, rt, etc).