"Sereia": Uma imagem folclórica atrelada à sedução, quando tatuada no braço, peito ou ombro dos detentos indica prisão por crime de abuso sexual. Quando presente na perna, a sereia indica condenação pelo crime de estupro.
A tatuagem de sereia pode ser usada para simbolizar traços de uma mulher. Elas são mestres no encantamento, devastando marinheiros com a beleza sedutora, graça e melodias hipnotizantes. Seu significado também está ligado ao amor e a liberdade.
O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.
A cauda de sereia é um símbolo de liberdade, beleza e poder. Ao usar o Pingente "Cauda de Sereia", você carrega consigo um toque de magia e encanto, lembrando-se das histórias e do mistério das profundezas do oceano.
Tatuagens que promovam ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incentivem a violência, discriminação, preconceito, ou qualquer forma de intolerância são proibidas. Tatuagens com conteúdo obsceno, ofensivo ou que atentem contra a moral e os bons costumes também não são permitidas.
De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas.
O número, no entanto, possui um significado espiritual: boa sorte e energia positiva. A numerologia diz que a combinação tripla do sete representa uma confirmação mística de que se está trilhando o "caminho certo".
"Lágrima no rosto": Usa-se a lágrima tatuada abaixo do olho para homenagear um companheiro ou um familiar que acabou sendo morto. Se a lágrima não está pintada por dentro, pode indicar que o criminoso ainda não concluiu seu trabalho ou vingança.
As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram, na verdade, retratados como sendo sirenas, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada.
A partir da propagação do Cristianismo na Europa, as sereias se tornaram símbolo não apenas dos perigos do mar, mas também da luxúria, dos prazeres da carne, da vaidade e da tentação. Comparadas muitas vezes a demônios, eram vistas como sedutoras criaturas com corpo de mulher e cauda de peixe.
Esses seres tinham seus corpos divididos em duas naturezas, metade peixe e a outro metade mulher. Segundo a lenda, uma das principais características desses seres, denominados sereias, era sua beleza extravagante e encantadora. Seus olhares eram profundos, seus corpos belos, uma fisionomia que era atraente.
Além da tatuagem do palhaço, outras tatuagens são frequentemente associadas a criminosos e a atividades ilícitas. Por exemplo, tatuagens de aranhas e teias são muitas vezes ligadas a traficantes de drogas, enquanto tatuagens de águias podem indicar nacionalismo extremo.
Ainda assim, editais para concursos da Marinha, Bombeiros e PM de vários estados continuam vetando candidatos que tenham tatuagem aparente, e impõem mais restrições além das decididas pelos ministros do STF. Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme.
As tintas vermelhas, laranjas e amarelas são as mais perigosas porque contém composto azólico que se desintegram quando expostas ao sol, espalhando-se pelo corpo e podendo aumentar o risco de câncer.
Quais são as profissões que não pode ter tatuagem?
Sabe-se, desde logo, que existem cargos profissionais para os quais um dos requisitos aponta para o tema das tatuagens, nomeadamente para a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Municipal, Polícia Marítima, Exército Português, Hospedeiro de Bordo.
Ou seja, as tatuagens que violam os princípios constitucionais são aquelas com palavrão, referência a algum crime ou um símbolo que ofenda grupos, por exemplo, a suástica.
🧜🏻♀️ Além da cauda da sereia, representar essa ausência de definição de alguém pelo genital também existem outros elementos que trazem identificação dessa comunidade com essa simbologia.
A tatuagem de sereia pode ser um símbolo poderoso para as mulheres, representando a liberdade, a força e a beleza femininas. Ela também pode ser uma forma de homenagear um ente querido que morreu, representando a ligação eterna que você compartilha com essa pessoa. As sereias são figuras lendárias que habitam os mares.