A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente. É problematizar a partir da racionalidade, fatos, acontecimentos e elementos do cotidiano. A racionalidade e o agir racional são imprescindíveis para que o grupo ou indivíduo desenvolvam posturas críticas.
Em linhas gerais, a atitude filosófica consiste em um comportamento baseado em posturas críticas alinhadas com a racionalidade em relação aos acontecimentos. É a postura crítica adotada pelo indivíduo frente às determinações e imposições sociais que define a atitude filosófica.
O pensamento filosófico é usado para construção de conceitos, ideias e usos do raciocínio. Estuda as questões mais básicas e profundas da existência humana e visa capacitar o sujeito tomar decisões consistentes. É uma busca racional de verdades, princípios de conduta e compreensão em todas as dimensões da vida humana.
O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.
O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
A Filosofia é uma forma de pensamento organizado, conceitual e que tem a capacidade de movimentar a si próprio por meio da identificação e da formulação de problemas.
Por que é importante ter uma atitude filosófica nos dias atuais?
A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Como podemos aplicar a atitude filosófica em nosso dia-a-dia?
A segunda atitude filosófica do cotidiano é parar para pensar antes de dizer algo para alguém, isso evita que falemos algo de que possamos nos arrepender depois. Como terceira atitude está a reflexão sobre nossas próprias atitudes.
A postura está diretamente relacionada à forma como você se comporta e se relaciona com os demais no seu ambiente de trabalho. Isso se relaciona com a maneira como você se constituiu, as suas características pessoais, a forma de agir, as atitudes frente a determinada situação e o modo como estabelece vínculos.
De maneira geral, define-se atitude filosófica como um comportamento de um grupo ou indivíduo em que são adotadas posturas críticas pautadas na racionalidade em relação aos acontecimentos. A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente.
Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Para os filósofos gregos, a vida é uma propriedade da matéria; é eterna e surge quando as condições se mostram propícias. Estas ideias aparecem claramente nos escritos de Tales, de Demócrito, de Epícuro, de Lucrécio e, mesmo, nos de Platão.
Para definir sua filosofia de vida, comece refletindo sobre suas crenças e valores fundamentais, aqueles que você considera mais importantes para guiar suas escolhas e ações. Pergunte-se quais são as coisas que você mais valoriza na vida e como elas se refletem em suas decisões diárias.
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
Contudo, uma das frases de filósofos mais conhecida é do filósofo grego Sócrates e ela diz: “Só sei que nada sei.” Essa frase reflete a humildade intelectual e a abertura para o aprendizado contínuo, elementos fundamentais para quem deseja estudar filosofia.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.