Por que a Arca da Aliança foi parar na casa de Obede-Edom?
Então, por que a arca saiu do tabernáculo e foi parar primeiro na casa de Abinadabe e depois na de Obede-Edom, se ela era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo, e deveria estar no tabernáculo.
O termo "geteu", é também aplicado a Obede-Edom, em cujo lar ficou temporariamente a arca do pacto. Alguns peritos acreditam que ele também era da Gate filisteia. No entanto, parece mais provável que Obede-Edom era levita, e talvez fosse chamado de geteu por ser da cidade levita de Gate-Rimom.
A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
Deus não faz a recepção de pessoas, mas Deus sempre faz a recepção das atitudes e escolhas do seu coração. Quando a arca chega na casa de Obede Edom, ele honra, entroniza a presença de Deus. Entronizar significa estabelecer um trono. Toda casa precisa entender que precisamos colocar o Senhor em primeiro lugar.
Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi - (2 Samuel 6:11,12). Existem lugares onde Deus deseja manifestar sua presença. A presença de Deus era perceptível, tangível, de forma que o povo pudesse ser tocado pela presença extraordinária de Deus.
Pregação sobre a Arca na casa de Obede-Edom. (10 Lições)
Porque Deus abençoou a casa de Obede-Edom?
Deus mandou que construíssem a arca como símbolo de Sua presença no meio do seu povo, como meio de comunicação entre Deus e o povo, e como local de armazenagem para as duas tábuas da Lei, os mandamentos prescritos na aliança do Sinai.
Na casa de Obede-Edom era diferente. Para eles, ter a arca na casa deles a cada dia era um prazer uma honra e eles a cada manha recebiam algo novo de Deus. A cada reunião da célula, e a cada culto Deus tem algo novo para você! II – PARA ABINADABE CUIDAR DA ARCA ERA UM PESO, UMA OBRIGAÇÃO.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança.
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
Segundo as escrituras sagradas do judaísmo e cristianismo, a Arca representava a presença e a aliança de Deus com o seu povo escolhido. Era considerada uma manifestação tangível da presença divina no meio dos israelitas, sendo reverenciada com grande respeito e temor.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo.
A arca da aliança ficou na cidade de Jearim bastante tempo, isto é, mais ou menos vinte anos. Durante esse tempo todos os israelitas oravam a Deus, o SENHOR, pedindo ajuda.
Esaú (em hebraico: עֵשָׂו "peludo"), foi também chamado de Edom (em hebraico: אֱדוֹם "vermelho"), o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Esaú nasceu ruivo e peludo. Esaú era um perito caçador e amado do seu pai, enquanto Jacó habitava em tendas e era amado por sua mãe.
Obede Edom se aliançou com as primícias proféticas que estavam na Arca: O Maná, o suprimento de Deus no deserto; A vara de Arão, o símbolo do sacerdócio que deu flor e frutos milagrosamente, e a Lei, as primícias da aliança e direção de Deus para um povo escolhido. A sua prosperidade foi notória e a tua será também!
Obed ou Obede, é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado como filho de Boaz e de Rute. De acordo com o livro de Rute, Obed teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi. (Rute 3:9–13; Rute 4:10).
História. No século XII a.C., a Arca da Aliança (ou Pacto), algum tempo depois de ser devolvida pelos filisteus, foi levada para Quiriate-Jearim a pedido dos homens da vizinha Bete-Semes. Parece ter permanecido ali até ser levada pelo Rei Davi para Jerusalém, uns 70 anos depois.
Quanto tempo a Arca da Aliança ficou com Abinadabe?
Nome de um levita de Quiriate-Jearim, em cuja casa foi depositada a arca da aliança que fora devolvida pelos filisteus. A arca foi entregue aos cuidados de seu filho Eleazar permanecendo ali por vinte anos, até que Davi a removeu dali em cerca de 1030 A.C.(I Sam.
Onde está escrito que a arca ficou na casa de Abinadabe?
Então os homens de Quiriate-Jearim vieram e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, que ficava na colina. E consagraram Eleazar, filho de Abinadabe, para que guardasse a arca do SENHOR. Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos.
Qual a distância da casa de Obede-Edom a Jerusalém?
Crê-se que da casa de Obede-Edon para Jerusalém haviam cerca de 25 km de distância, uma longa viagem para uma caminhada a pé. Quem programa uma longa viagem a pé, de carro e até mesmo de avião precisa programar as paradas estratégicas para reabastecer, se alimentar ou descansar.
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
No tempo em que a Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom, houve um grande mover de prosperidade. Aquela bênção foi gerada espiritualmente. Obede-Edom tinha uma vida de dedicação a Deus. Ele era um dos adoradores do tabernáculo de Jerusalém.