TSI: Turbocharged Stratified Injection O "turbocharged" refere-se ao uso de um turbocompressor, um componente que comprime o ar que entra no motor, proporcionando mais oxigênio para a queima de combustível e, assim, aumentando a potência do motor.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
O motor TSI funciona da seguinte maneira, por conter uma sobrealimentação, o turbo aumenta a massa de ar admitida pelo motor através de uma compressão em partes do ar de saída (escape), ou seja, reutiliza parte do ar que já passou pelo mesmo sistema momentos atrás, aproveitando assim o ar que iria ser “jogado fora” ...
Uma das principais vantagens de um motor TSI é que ele aumenta consideravelmente a potência do veículo por causa da função do turbocompressor de colocar mais oxigênio para a combustão, como já falamos acima.
A sigla TSI significa Turbocharge Stratified Injection, ou seja, em tradução livre, turbo com injeção estratificada (ou direta). Isso nada mais é do que a injeção direta de combustível na câmara de combustão.
Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador. Bem como convém aos carros esportivos!
O T-Cross equipado com o motor 1.0 TSI é ainda mais econômico, mas a diferença é só no consumo na estrada – em ciclos urbanos, o equipado com motor 1.4 se sai melhor. Mais um ponto pra esse motor. Vale ainda ressaltar que ele trabalha de forma suave e passa pouca vibração para a direção.
O T-Cross é um SUV crossover compacto (segmento B) urbano produzido pela montadora alemã Volkswagen, baseado no Volkswagen Polo VI. Foi apresentado em 25 de outubro de 2018, e comercializado no Brasil a partir de 19 de abril de 2019.
TSI, por exemplo, quando abastecido com gasolina comum não irá mudar seu comportamento. Se beber aditivada, irá manter o sistema limpo e gastar menos com manutenção. Agora, se abastecer com gasolina Podium deverá sentir uma pequena melhora de desempenho.
Com esse novo motor, a Volkswagen aposta cada vez na tecnologia TSI. Atualmente, a marca já tem o três cilindros 1.0 TSI com 105 cv (Up), o 1.4 TSI de 150 cv (Golf e Jetta), o 2.0 TSI com 211 cv (Jetta e outros importados), e o impressionante 2.0 TSI com 220 cavalos, exclusivamente no Golf GTI.
O ideal desses carros com turbo e injeção direta (THP, TSi, FSi, Ecoboost, etc) seria rodar apenas com gasolina "premium" (V-Power, Podium, etc), por conter menos etanol possível na composição.
Agora as versões mais potentes são chamadas de 170 TSI, número que faz referência ao torque do motor (16,8 mkgf, ou 165 Nm). A alteração vai ao encontro do que já acontece com Polo (200) e Tiguan (250 e 350) TSI.
o motor TSI é o lançamento da VW, inicialmente, em veículos 1.0, com três cilindros. Com o tamanho reduzido e a potência aumentada, esse é o tipo de motor que faz toda a diferença na escolha de quem deseja adquirir um automóvel.
Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.
A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.
Qual a diferença entre o Virtus MSI e TSI? A primeira delas é a única que oferece câmbio manual de cinco marchas além da transmissão automática de seis, que gerencia as outras configurações. O motor MSI 1.6 aspirado gera 117 cv, enquanto o 200 TSI 1.0 turbo conta com 128 cv e o 250 TSI 1.4 turbo possui 150 cv.