tsu chu: surgiu na China, a bola não podia ser tocada com as mãos; harpastum: ainda no Império Romano, uma mistura de futebol e rúgbi, já que podia usar as mãos; kemari: originado no Japão, os jogadores podiam usar pés ou mãos para deixar a bola mais tempo no ar.
Harpasto (em latim: Harpastum) era um jogo atlético praticado por antigos romanos. A palavra harpastum em latim significa "lágrima" ou "rasgado a força". O harpasto era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha.
O tsu-chu era, na verdade, uma prática militar dos chineses por volta de 3000 a.C. Estudos dizem que, após as guerras, os soldados formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, elas foram substituídas por bolas de couro.
De acordo a Fifa, o Harpastum é um jogo de origem militar que consistia em lançar e pegar uma bola, tirá-la das mãos dos adversários, utilizando golpes de luta livre, além de enganá-los. "Se o lançamento de um jogador fosse interceptado, o lançador provavelmente trocava e se tornava o homem do meio", conta a Fifa.
Conheça o #Harpastum e o #TsuChu, precursores do #futebol citados no #Quemquerserummilionário
Qual a origem tsu-chu?
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
Isso ocorreu a partir da junção de clubes que não aceitavam determinadas regras da prática do rugby e decidiram unir-se para criar outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos. As regras deste novo esporte, o futebol, foram estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.
A questão era sobre duas práticas esportivas da China e da Roma antigas que inspiraram o que conhecemos hoje como o futebol: o Harpastum e o Tsu Chu. O futebol moderno surgiu na Inglaterra. No entanto, ele é resultado de influências mais antigas que tinham jogos com bola e divisão de quadra.
O Reino Unido foi o grande precursor do futebol. Tudo começou na Inglaterra e na Escócia, quando o Rugby e o Football ainda eram confundidos e, posteriormente, divididos a partir de habilidade distintas: o primeiro com as mãos e o segundo com os pés.
tsu chu: surgiu na China, a bola não podia ser tocada com as mãos; harpastum: ainda no Império Romano, uma mistura de futebol e rúgbi, já que podia usar as mãos; kemari: originado no Japão, os jogadores podiam usar pés ou mãos para deixar a bola mais tempo no ar.
A bola variava de tamanho e for- ma. Havia grandes, cheias de ar, chamadas "Follis", que tinham o ta- manho de uma cabeça humana e as menores que eram cheias de lã ou de penas. A "savate" era uma bola de couro, cheia de feno ou musgo e até madeira. O "harpastum" foi o jogo mais po- pular e era uma espécie de "Rugby".
[Ing. Sigla para Advanced Research Project Agency] (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados). Órgão do Departamento de Defesa dos EUA criado no final da década dos 50, no auge da guerra fria, com o objetivo de desenvolver projetos, que garantissem ao país a condição de superpotência tecnológica.
Entre 2000 e 1500 a.C., na China, foi inventado o tsu-chu como um exercício militar. Doze jogadores de cada lado tinham por objetivo chutar um crânio do adversário, mais tarde uma bola de couro, entre duas estacas de bambu. Uma variação do tsu-chu foi importada para o Japão com o nome de kemari.
Esse esporte praticado na China era chamado de cuju. Outros esportes que eram praticados usando os pés para conduzir uma bola eram praticados na Grécia e Roma na Antiguidade.
O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.
Harpastum, também denominado em certas fontes históricas como Harpustum, era um jogo de bola, disputado com os pés e mãos, jogado pelos romanos, muito popular em Roma durante 700 a 800 anos.
Que susto e Harpastum foram práticas esportivas que deram origem a qual esporte?
Explicação: Tsu Chu foi um jogo chinês, que tem uma história que remonta há mais de 2.000 anos. Quando surgiu, ele era disputado na corte imperial, onde os jogos eram organizados para diversão da guarda do império e de outros soldados. Um dos pontos que o Tsu Chu contribuiu para o futebol que hoje conhecemos é a bola.
Harpastum, também denominado em certas fontes históricas como Harpustum, era um jogo de bola, disputado com os pés e mãos, jogado pelos romanos, muito popular em Roma durante 700 a 800 anos.
De acordo com algumas pesquisas, o futebol tem suas primeiras manifestações na China, por volta de 2500 a.C. De acordo com essa corrente, os soldados se divertiam com o crânio de seus inimigos decapitados em um animado jogo. Em contrapartida, outros estudiosos atribuem a invenção do futebol à civilização maia.
O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.