O motor em V tem este nome, porque a disposição dos cilindros do motor lembra a letra V. É simples assim. Nos motores normais, os cilindros são dispostos em linha, um atrás do outro. Em V, eles são posicionados de modo que um fique para um lado e o outro para outro, de maneira alternada.
No motor em V, os dois cilindros estão dispostos em “ângulo” e são conectados ao virabrequim. É esta angulação que dá o nome do motor, pois lembra a respectiva letra.. O modelo em linha costuma ser o mais utilizado porque possui um sistema mais simples e um preço de manutenção mais reduzido.
O motor em V, por ser mais curto, gira mais rápido e alcança rotações mais altas, o que aumenta o desempenho e a potência do veículo! O motor em V é um tipo de motor de combustão interna em que os cilindros são dispostos para criar uma configuração em forma de "V" ao longo da linha do eixo do motor.
O logotipo da marca “Volkswagen” consiste em uma letra “V” estilizada sobreposta a uma letra “W”, formando um círculo. O emblema possui um design simples e reconhecível. O significado do logotipo da Volkswagen está relacionado à história e aos valores da marca.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade.
ENTENDA O POR QUE DAS SIGLAS ? V6, V8, V10, W16 #carsonyoutube
É melhor 8V ou 16V?
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
V6 é uma configuração de motor de combustão interna em que seis cilindros estão dispostos em duas bancadas de três cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V". Estes motores podem ser tanto de ciclo de Otto, quanto de ciclo Diesel.
Ou seja, o motor pode trabalhar com uma potência maior por mais tempo. Geralmente, são encontrados nos modelosV4, V6 e V8, de acordo com o número de cilindros. O V8 é o mais potente e pode ser encontrados em carros como o Camaro, conhecido pela sua velocidade e força.
O motor em V é mais usado em carros maiores, pois exige que o veículo tenha uma frente mais ampla. Dentro desse conjunto, temos os modelos V6, V8, V10 e V12, sendo os números indicados pela quantidade de cilindros.
QUAL DOS MOTORES É O MAIS VANTAJOSO? Apesar de muitos motoristas preferirem um motor 12V do que um motor 16v, uma das vantagens do motor 16v está na capacidade de aproximar-se ao máximo no acréscimo dos cilindros, ou seja, a sua potência tende a ser mais alta.
A diferença é que a vacina V8 apresenta o preço menor e combate esses dois sorovares de Leptospira spp., enquanto a vacina V10 apresenta o preço maior, porém combate esses mesmos dois sorovares de Leptospira spp. e mais dois tipos diferentes. A vacina V12 não é recomendada porque somente existe vacina V12 nacional!
V12 é uma configuração de motor de combustão interna em que 12 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 6 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".
As siglas 8V ou 16V significam respectivamente que o veículo possui 8 válvulas ou 16 válvulas. As válvulas são componentes do motor que se abrem e se fecham conforme o ciclo do motor (admissão, compressão, combustão e exaustão).
V16 é um motor de combustão interna a pistão dotado de duas bancadas de 8 cilindros em linha, formando um ângulo específico, totalizando dezesseis cilindros (câmaras de combustão).
A vantagem dos motores em V, na fabricação de automóveis, é o fato de serem mais compactos que os motores em linha, isso permite melhorias no design, na aerodinâmica automotiva e também de serem mais robustos quando mais potentes. É o motor mais usado em esportivos mundiais e nos carros mais caros.
O motor V4 (quatro cilindros) é o mais comum entre os automóveis (embora os cilindros sejam dispostos paralelamente). Os motores V6 equipam os carros de luxo como as BMW.
Como comparação, o V12 anterior tinha 700 cv de potência e 75,3 kgfm. O novo vai entregar 835 cv e 102 kgfm. “O motor V12 é há muito tempo um símbolo de potência e prestígio, mas também é uma declaração de paixão pela engenharia e habilidade técnica”, disse o diretor técnico da Aston Martin, Roberto Fedeli.
A revista alemã Auto Motor und Sport afirma que o V16 tem um deslocamento gigante de 8,3 litros e foi desenvolvido com a Cosworth. Ele atinge rotações de até 9.000 rpm e funciona com três motores elétricos. Combinados, a potência pode chegar a 1.800 cv.
De acordo com a fabricante, o 12 Cilindri chega aos 100 km/h em 2,9 segundos e precisa de menos do que 7,9 segundos para chegar aos 200 km/h. A velocidade máxima é superior aos 340 km/h.
O que é um motor V6? Como o próprio nome já diz, esse motor é aquele composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de ser mais compacto, o motor V6 tem um ângulo estreito — geralmente de 60° — e, por isso, apresenta uma maior vibração.
O motor em V é um motor cujos cilindros ficam dispostos em formato de um V, diferente do motor em linha (usado em praticamente todos os veículos de baixo e médio preço). O motor em V é encontrado, na maioria das vezes, em veículos importados, de alta potência e com motor igual ou acima de 2.0.
O V6 3.5 turbinado produz 670 cv e 76 kgfm, sendo o Ford mais rápido de todos os tempos ao atingir 347 km/h. O preço de US$ 500.000 (R$ 2,3 milhões) é adequado para um carro com tanta potência e velocidade, mesmo que pareça bem alto para algo feito pela Ford.