A Velocidade de Hemossedimentação (VHS) é uma exame que mede a velocidade em que as hemácias se separam do plasma e se depositam no fundo de um tubo anticoagulado, quando deixado parado. Os valores tendem a ser mais elevados principalmente diante de processos inflamatórios/infecciosos.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.
A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame utilizado como marcador de resposta inflamatória, sendo um teste simples e de baixo custo que tem sido realizado há mais de meio século. O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) mede a distância em que os eritrócitos caem durante 60 minutos em um tubo vertical.
Exame de VHS (Velocidade de Hemossedimentação): o que é, para que serve? | Prof. Dr. Victor Proença
Qual câncer altera o VHS?
A normalização do VHS pode ser um marcador de boa resposta ao tratamento de doenças subagudas e crônicas como tuberculose, endocardite, mieloma múltiplo, linfomas e doenças reumáticas, além de alguns tipos de câncer6,11-19.
O VHS não é um teste específico, logo ele não pode determinar sozinho nenhuma doença ou estado clínico. No entanto, um resultado alterado pode sugerir a presença de inflamação no organismo e até mesmo doenças autoimunes como o lúpus, uma condição caracterizada pela inflamação de diversos órgãos.
Para análise do resultado, considere que para homens com menos de 50 anos o valor normal de VHS é de até 15mm/h e para homens acima de 50 anos o valor de referência é de até 30mm/h.
A hemossedimentação, também conhecida como VHS (velocidade de hemossedimentação), é um exame de sangue simples e rápido que pode ajudar a identificar a presença de inflamação ou infecção no organismo.
Valores acima do valor de referência são considerados indicativos de infecção ou inflamação, sendo então necessário que outros exames como hemograma e dosagem da proteína C reativa (PCR) sejam realizados para que seja possível identificar com mais precisão a causa da alteração.
De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.
Doenças autoimunes: condições como artrite reumatoide, lúpus e vasculite são acompanhadas por uma resposta imunológica exacerbada, o que eleva o VHS. Doenças inflamatórias: doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que causam inflamação crônica no trato gastrointestinal, também podem aumentar o VHS.
De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.
O valor normal do VHS pode variar de acordo com o laboratório. Outros fatores também podem influenciar os valores do exame, como idade e sexo. Os valores em mulheres costumam ser mais altos. Até os 50 anos de idade, os resultados normais costumam ser menores que 20 mm/h em mulheres e menores que 15 mm/h em homens.
VHS – Velocidade de hemossedimentação. A velocidade de hemossedimentação, mais conhecida como VHS no Brasil ou VS em Portugal, é um exame usado para se avaliar a existência de inflamações no organismo.
As elevações no VHS e PCR indicam que há inflamação, mas não especificam onde. Além disso, as elevações, especialmente um aumento rápido da PCR, se produzem em um amplo espectro de transtornos e doenças que incluem infecções, traumatismos, necrose tissular, neoplasias malignas e transtornos autoimunes.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.
HVS resultado hemossedimentacao de 10mm a1 é normal? Olá, o VHS é um exame que indica apenas que há alguma inflamação em curso. Não indica onde é a inflamação, pode ser desde uma dor de garganta, uma gripe ou até uma ferida ou corte na pele.
É a medida da velocidade de separação entre as hemácias e o plasma, que por ser menos denso, favorece a sedimentação dos glóbulos pela ação da gravidade.
Como saber se o resultado do exame de sangue deu normal?
Dessa forma, o considerado normal se refere aos valores que se apresentam em 95% da população sadia. Ou seja, 5% das pessoas sem alterações na saúde podem apresentar valores do hemograma fora da faixa de referência, considerando 2,5% um pouco abaixo e 2,5% um pouco acima.
O método consiste em colocar sangue venoso anticoagulado com citrato de sódio 0,106M (relação 4:1) em um tudo de vidro graduado, com 200mm de comprimento e 2,5mm de diâmetro interno. O tubo é preenchido até a marca zero e deixado na posição vertical por uma hora.
Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
A PCR apresenta diversas vantagens em relação a VHS como marcador inflamatório, além de não sofrer influência de tamanho, forma e número de hemácias. Possui uma depuração mais rápida, sendo mais precoce a detecção da queda de seus níveis (10).