O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém.
Foi nesse dia que os reis magos teriam chegado ao lugar onde nasceu o Menino Jesus. O objetivo da festa é justamente essa caminhada anual onde teria nascido esse menino”, explanou. Em São Luís a festa de reis é conhecida como Reis, podendo ser chamado de Reisado em outros lugares.
Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas. A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém.
No nordeste, diversas expressões culturais são parte da agenda natalina. É o caso do reisado, no Ceará, formado por um cortejo composto por dois cordões, em comemoração ao nascimento do menino Jesus e em homenagem aos reis magos, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
Quais são as principais características do reisado?
O Reisado apresenta diversas modalidades e é composto de várias partes: a abertura ou abrição de porta; entrada; louvação ao Divino; chamadas do rei; peças de sala; danças; guerra; as sortes; encerramento da função. A música no Reisado está sempre presente. O Mestre é o solista, sendo respondido pelo coro a duas vozes.
O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).
A Folia de Reis ou Reisado como é conhecido em grande parte do Brasil, reúne folclore e religiosidade e é celebrado no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
No Nordeste, o Reisado acontece em estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Comumente a festa é composta por músicos, cantores e dançarinos com roupas típicas coloridas e estandartes que, guiados por um mestre, percorrem as ruas das cidades, de porta em porta, fazendo louvações e recebendo prendas dos donos das casas.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
O Reisado tem sua formação constituída por influências de vários povos. Encontram-se características ibéricas e africanas, por isso não é possível afirmar ao certo quem o criou. Os povos portugueses no seu processo de formação, também obtiveram influências de outras gentes.
A bandeira tem um significado especial para os foliões. Ela abre os caminhos para que eles, representando os próprios Reis Magos, possam anunciar o nascimento do Menino Deus.
Quais os personagens que fazem parte de um reisado?
A burrinha e o boi são os dois principais personagens dessa encenação, por serem os animais que estavam no local do nascimento de Jesus. Mas, no Reisado " boi dos caretas de são gonçalo são inclusos e a ema e o jumento. Além dos animais, participam 7 caretas entre eles o Canjari, conhecido como "cabloco do boi".
O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e em partes do país as tradições desse dia são patrimônio cultural imaterial. – a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.
É um festejo muito lindo de se ver, são homens e mulheres vestidos com roupas coloridas adornadas com fitas de cetim, chapéus grandes de diferentes formatos e munidos de instrumentos musicais como sanfonas, pandeiros, violas ou rabecas.
O Jaraguá possui uma boca enorme e costuma brincar com as crianças, encenando engolir as mesmas. . O boneco que representa o Jaraguá na brincadeira do reisado, por vezes possui a cabeça em madeira, gerando no movimento da mandíbula um som forte e marcado. .
O Reisado possui um clima folclórico, pois apresenta personagens marcantes, sendo o boi o principal deles. Durante os seis dias de festa, grupos formados por músicos, cantores e dançarinos percorrem as ruas de Boa Hora, indo de porta em porta para anunciar a chegada do Messias e fazer louvações aos donos das casas.
Ouça o texto abaixo! O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.
Cultura. Identidad. O reisado é uma manifestação cultural e religiosa levada pelos portugueses para o Brasil em meados do século XVI. É realizado em diferentes regiões brasileiras possuindo particularidades que variam de acordo com os costumes de cada região.