Êxodo 12. O ato de passar o sangue do cordeiro nas portas identificava claramente quem adorava a Jeová. Imaginem a coragem que os antigos israelitas tiveram quando obedeceram ao mandamento de passar sangue em cada porta.
12:29-30 - os filhos de Deus tingiram os umbrais das portas de suas casas, com o sangue do cordeiro da páscoa e assim o anjo da morte não entrou nas portas marcadas pelo sangue do cordeiro.
Na Bíblia, o sangue representa a vida, que é uma coisa muito preciosa, dada por Deus e que deve ser respeitada. Derramar sangue inocente é um crime muito sério. O salário do pecado é a morte. Por isso, o pecado tem de ser pago com sangue: uma vida por uma vida.
Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).
A mezuzá pode ser afixada por qualquer membro da família, contanto que seja afixado no umbral direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico como lembrança do criador, com o propósito de santificação.
Representa a imortalidade; seu fluxo contínuo consagra a infinitude. Capacita, também, algum entendimento sobre as emoções humanas, a essência da vida, o afeto, a proximidade físico-química: amor, paixão, desejo, domínio, violência, morticínio, extinção, fim.
Há um significado espiritual para o “sangue”, além de ser o fluido vermelho que flui através de nossos corpos. A Bíblia afirma que o sangue carrega a “alma” do ser humano. Porque a vida da carne está no sangue.
Porque Deus mandou pintar o batente da porta com sangue do cordeiro?
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).
Deus escolheu o sinal do sangue, porque nenhum outro sinal é tão eloquente para indicar o envolvimento total da pessoa”. O sangue de Jesus nos purifica totalmente.
"O sangue de Jesus tem poder" é uma alusão ao seu sacrifício vicario. Na antiga aliança se usava o sangue de um cordeiro para expiação de pecados. Jesus derramou seu próprio sangue pela humanidade. Seu sacrifício tem validade eterna.
O sangue literalmente os redimia, ou salvava, da morte. Êxodo 13 relata o que o Senhor disse a esses primogênitos que, a partir daquela época, em certo sentido, viviam num tempo “emprestado” porque não poderiam ter salvado a si mesmos. Somente por meio do sangue, eles foram poupados da morte.
O cordeiro foi morto, seu sangue aspergido nos umbrais e, quando o destruidor passou por aquelas portas, o Senhor não permitiu que ele entrasse nas casas dos hebreus e os ferisse.
O que significa para nós passar o sangue na porta da casa?
O ato de passar o sangue do cordeiro nas portas identificava claramente quem adorava a Jeová. Imaginem a coragem que os antigos israelitas tiveram quando obedeceram ao mandamento de passar sangue em cada porta.
Petrópolis: Vozes.), o sangue é o veículo principal do axé. É através dele que flui a energia que alimenta os orixás e as pessoas, conectando uns aos outros. É através do sangue derramado na cabeça do noviço que se estabelece a maternidade ou a paternidade ritual, de santo.
PACTO DE SANGUE: UMA ALIANÇA DIVINA “Assim diz o Senhor: Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo o que lhes está determinado, então poderá ser quebrada a minha aliança...” (Jr 33.20-21) O relacionamento de Deus para conosco está ...
Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29). Mais do que isso, segundo o texto Sagrado, Deus revela que o sangue é vida e esta dádiva somente a Ele pertence.
O que é sangue? O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os orgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarelo palha, composto por água (90%), proteínas e sais.
Assim sendo, a mezuzá, afixada na entrada das casas, seria um memorial constante da aliança e do compromisso decorrente dessa relação entre Deus e o seu povo (DERBY, 1999, p. 41-42). carrega. A mezuzá torna-se símbolo de proteção divina, garantia da aliança, promessa de vida longa e saudável, defesa contra os males.
Shemá Yisrael, Ado-nai Elohenu, Ado-nai Echad. Ouve Israel, ADO-NAI nosso Deus ADO-NAI é Um. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
SIGNIFICADO DA MEZUZÁ: Mezuzá (na tradução ''umbral") é o nome de um mandamento da Torá(Antigo Testamento) que ordena que seja afixado no umbral das portas um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém as duas passagens da Torá que ordenam este mandamento, "SHEMÁ" e "VEHAIÁ" (Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21).