Normalmente, os coletes salva-vidas são de cor laranja, para maior visibilidade, bem volumosos para permitir uma melhor flutuabilidade, também podem contar com itens especiais, tais como: apito, bolso, mosquetão, dispositivo para acondicionar o cabo de reboque, fitas refletivas, luz de emergência e suporte para faca de ...
Coletes Salva-Vidas são projetados para mantê-lo seguro em caso de uma emergência. Eles são feitos com espuma que proporcionam flutuabilidade que o mantém flutuante na água. A espuma é estrategicamente colocada para garantir que sua cabeça permaneça sempre acima da água.
Composição do Kevlar: longas cadeias de anel benzeno interconectadas com grupos amida. O que o torna um polímero altamente resistente é a estrutura organizada da cadeia.
COLETE SALVA VIDAS, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! [VIVER É AGORA!]
Quantos kg aguenta um colete salva-vidas?
Suporta uma pessoas com até 200 kilos de peso.Ao cair na água, mesmo desacordado e independente da posição, o colete coloca a pessoa na vertical (em pé ) em menos de 5 segundos, fazendo com que a cabeça fique sempre acima de agua, impedindo a pessoa de se afogar.
O colete salva vidas náutico classe 5 é projetado para fornecer flutuabilidade e garantir que a pessoa permaneça na superfície da água em situações de emergência.
O Kevlar®, quando disposto em camadas, adquire propriedades de proteção balística. Esta é a tecnologia mais utilizada para fabricação de coletes antibalísticos no mundo. Sua composição chega a ser cinco vezes mais resistente que o aço e suporta temperaturas de até 400º C.
Desenvolvido para uso em trabalhos de longa duração, realizados próximos à borda de embarcações, cais ou construções que apresentem risco de queda em águas calmas. Homologado pela Marinha do Brasil.
Normalmente são feitos de Kevlar, uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.
Tecido especial 100% poliéster com alta capacidade de eliminar o suor, mantendo sempre a sensação de frescor. Boa resistência a lavagens, sendo recomendado para clubes e quadras esportivas.
O colete é fruto de um combate entre França e Inglaterra, lá no século XVII. Isso porque Charles II, o Rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda na época, decidiu pôr um ponto final na possível extravagância na maneira de se vestir trazida pelos franceses aos nobres da corte inglesa.
Para isso, os guarda-vidas utilizam nadadeiras para dar maior celeridade e eficiência ao resgate. Em algumas situações, utilizam moto aquática ou até mesmo helicóptero dependendo da disponibilidade desses recursos e complexidade da ocorrência.
Normalmente, os coletes salva-vidas são de cor laranja, para maior visibilidade, bem volumosos para permitir uma melhor flutuabilidade, também podem contar com itens especiais, tais como: apito, bolso, mosquetão, dispositivo para acondicionar o cabo de reboque, fitas refletivas, luz de emergência e suporte para faca de ...
Para águas abertas e condições extremas, o colete Classe I é o mais adequado devido à sua alta flutuabilidade e visibilidade. Em ambientes mais calmos e para atividades recreativas, os coletes das Classes II e III são preferíveis pela combinação de segurança e conforto.
Embora seja o material mais utilizado, o Kevlar não é a única alternativa na construção de coletes à prova de bala. Outra fibra, chamada Vectran, é capaz de apresentar resistência até duas vezes superior à do Kevlar, chegando a ser até 10 vezes mais resistente do que o aço.
Neste caso, em mar aberto ou águas brasileiras, é utilizado os coletes Ativa Classe II que são para navegação costeira. Utilizado também para fazer um resgate rápido. Os modelos são os Cangas e Jaleco, fabricados conforme requisitos SOLAS que possuem os itens de segurança obrigatórios: Gola, refletivos e apito.
Já parou para pensar em quem inventou o kevlar, a principal fibra e de grande resistência que é utilizada, entre outras funções, nos coletes à prova de bala? Sim, foi uma mulher, a norte-americana Stéphanie Kwolek, que faleceu há pouco mais de um ano.
Utilizado para embarcações com registro de águas abrigadas (Interior), modelo completo com apito. Mantém o rosto da pessoa 12cm elevado acima da água. Desvira uma pessoa desacordada em até 5 segundos. Fabricado com tecido poliéster grosso,e espuma de polietileno de celula fechada.
Qualquer cidadão pode adquirir um colete ou jaqueta à prova de balas, desde que não possua antecedentes criminais e atenda a outros requisitos da lei. Para tal, é necessário adquirir um certificado de registro (CR) ou uma autorização do órgão de fiscalização responsável para comprar seu colete.
QUAL PRODUTO DEVO USAR PARA LAVAR UM COLETE SALVA-VIDAS? Os coletes Ativa Náutica devem ser lavados em água doce após o uso e sempre deixar secar em locais ventilados.