O silenciador de escapamento é composto por um tubo de entrada, uma câmara ressonadora, um tubo com perfurações e um tubo de saída, e funciona de maneira semelhante em carros e caminhões. Os gases passam pelo tubo central, são refletidos por um orifício e passam por um conjunto de furos para dissipar o som.
Nesse tipo de abafador encontramos diversas câmaras, com furos, tubos e rebatedores que criam variações de frequência nos sons que são admitidos no sistema. Com essa composição, cria-se uma espécie de labirinto dentro do escapamento, que vai gerar um bate e rebate dessas ondas sonoras e, com isso, atenuar sua potência.
Por exemplo, alguns motociclistas costumam furar o escapamento ou mesmo retirar o miolo do silenciador. Isso acarreta em um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.
Câmara dotada de várias divisões internas por onde passam os gases. Ao passar por esse percurso, as ondas sonoras do ruído perdem pressão e esse processo resulta na redução do barulho gerado pelo funcionamento do motor. Em sua composição também podem estar a lã de vidro ou o basalto.
O silenciador de escapamento é composto por um tubo de entrada, uma câmara ressonadora, um tubo com perfurações e um tubo de saída, e funciona de maneira semelhante em carros e caminhões. Os gases passam pelo tubo central, são refletidos por um orifício e passam por um conjunto de furos para dissipar o som.
O silencioso, ou silenciador, é uma das peças mais importantes do sistema de escapamento e vem depois do coletor de escape. Ele é formado por um tubo de entrada, seguido de uma câmara ressonadora, um tubo com perfurações e, por último, um tubo de saída.
Na sua essência, um sistema de escape é composto pelos seguintes componentes: coletor de escape, tubo de escape, catalisador, filtro de partículas, pré-silencioso, silencioso intermediário, silencioso posterior e os respectivos tubos de ligação.
Em um automóvel equipado com motor a combustão, o mais perigoso de todos os gases com potencial intoxicante é o CO (Monóxido de Carbono), que resulta da queima do combustível e é expelido pelo sistema de escapamento, conforme explica o engenheiro mecânico, André De Maria.
A ausência de silenciadores e abafadores em um carro são encaixados como uma infração média e pode acarretar em uma multa de R$127,96. A razão disso é que os ruídos se encaixam na lei de poluição sonora, além disso, a falta desses itens contribui também para a poluição do ar.
Qual a infração por retirar o silenciador do veículo?
XI - com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante; Infração - grave; Penalidade – multa (R$ 195,23 e cinco pontos na carteira); Medida administrativa - retenção do veículo para regularização; Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo.
Os canos, silenciadores e o catalisador são presos à carroceria do carro por borrachas e coxins. Muita gente esquece, mas eles devem ser revisados a cada seis meses. Esses componentes custam barato, mas podem dar um prejuízo maior se romperem e deixarem o escapamento se soltar.
Os tubos de escape ficam conectados no coletor de escape, e leva os gases tóxicos que devem ser eliminados até o silenciador. O silenciador, também chamado de silencioso, é responsável por diminuir o barulho produzido pelo motor, evitando o barulho durante as viagens de carro, sabe?
Não, o abafador final é o responsável por segurar a maior parte do ronco emitido pelo motor, portanto para um ronco legal, é necessário sempre a remoção do abafador final original, podendo substitui-lo por um dos nossos esportivos.
No caso do abafador, sua retirada pode significar mais barulho, mas ele está ali por um motivo: proteger o motor e oferecer maior resistência contra gases de emissão. Ao tirar tal peça do carro, aumenta-se a emissão de gases, o que é passível de multa.
O monóxido de carbono inalado se liga à hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que confere ao sangue sua cor vermelha e permite que ele transporte oxigênio. O monóxido de carbono impede que o sangue transporte oxigênio e, como resultado, os tecidos do corpo não recebem oxigênio suficiente.
Ele explica que a combustão do motor cria uma mistura de água e dióxido de carbono. Quando o motor esfria, todos os gases de escape saem da câmara de combustão. Nessa condição, a condensação de água e dióxido de carbono torna-se mais forte, permitindo que a água saia pelo escapamento.
Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
Fluxo de Gases Otimizado: A parte final (Catback) permite um fluxo de escape mais livre e reduzido backpressure, o que melhora significativamente a resposta do motor e a eficiência do combustível.
Trata-se basicamente de um abafador de ruídos, encaixado no cano das armas de fogo para bloquear a propagação das ondas sonoras quando um projétil é disparado. O material utilizado varia conforme o modelo mas o princípio é o mesmo.
Isso ocorre porque o carburador é um mecanismo que fornece o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão. É dentro dele que os componentes se unem na proporção correta para que sejam queimados de forma a fazer o motor funcionar. Caso ele esteja desregulado, as mistura pobres ou ricas podem acontecer.
O abafador esportivo é feito de aço inoxidável ou alumínio, que são materiais resistentes. No entanto, eles podem ser danificados se forem atingidos com força. Para evitar batidas, evite estacionar seu veículo em áreas onde ele possa ser atingido por outros veículos ou objetos.