"Invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo, mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma o investigador, em declarações recolhidas pelo jornal.
No olho esquerdo, foi encontrada a inscrição "LV", que possivelmente se refere às iniciais do autor da obra. Para os especialistas, essa nova informação pode derrubar a tese atual que afirma que Mona Lisa seria Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, um comerciante italiano.
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.
A teoria mais aceita entre os historiadores da arte aponta para Lisa Gherardini, também conhecida como Lisa del Giocondo, como a figura por trás desse enigmático sorriso.
Mais um segredo da Mona Lisa foi revelado com a ajuda de raios-x: o plumbonacrite, um composto mineral muito raro e instável descoberto na camada de fundo da obra-prima de Leonardo da Vinci, bem como na Última Ceia.
Segredos sombrios da Mona Lisa que você nunca vai parar de comentar
Qual o truque da Mona Lisa?
Da Vinci também fez uso da técnica chiaroscuro (literalmente, “claro-escuro”). Objetos ganham forma apenas com luz e sombra, sem que seja necessário traçar linhas de contorno. O conhecimento que o artista tinha de física facilitava seu trabalho.
A teoria mais aceita é de que a mulher retratada é Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante e figura proeminente da sociedade florentina no começo do século XVI. Acredita-se que a pintura teria sido feita para celebrar o nascimento do segundo filho do casal.
O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.
A “Mona Lisa” é emblemática deste período de inovação. Pintada entre 1503 e 1506, Leonardo incorporou técnicas como o sfumato e a perspectiva aérea, criando uma profundidade e realismo até então inéditos. A obra não só refletia o espírito do Renascimento, mas também estabelecia um novo padrão para a arte do retrato.
O ataque ao quadro da Mona Lisa, no museu do Louvre, neste domingo, impressionou visitantes quando duas ativistas ultrapassaram a área restrita e jogaram sopa em uma das obras de arte mais famosas do mundo. Elas gritavam pedindo "alimentação saudável e agricultura sustentável".
A obra de da Vinci fica exposta no Museu do Louvre, localizado em Paris, França. O sucesso desse obra é tão grande que esse museu recebe anualmente milhões de pessoas.
Por meio de uma série de experimentos psicofísicos, os pesquisadores descobriram que uma mudança percebida na inclinação da boca da "La Bella Principessa" influencia sua expressão, gerando uma ilusão de ótica chamada “sorriso inatingível”.
A conclusão é de que o olhar da icônica modelo de Da Vinci se dirige, na verdade, demasiadamente para o lado, chegando a um ângulo médio de 15 graus. Ou seja, ao contrário da crença que perdurou por séculos, a Mona Lisa não está nos encarando, pelo menos do ponto de vista matemático.
Ao contrário de algumas obras de arte do século XVI, a Mona Lisa é um retrato muito realista de um ser humano muito real. Alicja Zelazko, da Encyclopedia Britannica, atribui isso à habilidade de Leonardo com o pincel e ao uso de técnicas de arte que eram novas e emocionantes durante o Renascimento.
"Lisa" é um nome feminino de origem italiana e germânica, derivado de "Elisabeth" ou "Elisa", que significa "Deus é juramento" ou "Deus é abundância". Portanto, "Mona Lisa" pode ser interpretado como "minha senhora Lisa" ou "senhora Lisa".
Há uma explicação científica para isso. Segundo Margaret Livingstone, da Universidade Harvard, ao olhar diretamente nos olhos de Monalisa, nossa visão periférica é enganada pelas sombras da maçã do rosto, que sugere que os lábios estão curvados, dando a aparência de que ela está sorrindo.
Qual é o segredo por trás do sorriso da Mona Lisa?
As informações são do The Independent . Ao ver Mona Lisa temos a impressão de que ela está sorrindo, mas ao olharmos diretamente para sua boca, o sorriso parece se inclinar para baixo, ou seja, a forma da boca pode mudar dependendo do ângulo e distância em que é visto.
O mal causa a queda de todos os pêlos do corpo. Também existe uma história que conta que um restaurador desastrado apagou as sobrancelhas ao usar um solvente muito forte na obra. Mas a justificativa mais aceita é que Mona Lisa raspava os pêlos do rosto, como era costume na renascença.
O nome Gioconda tem uma origem italiana, sendo uma variante do nome Giocondo, que significa "alegre" ou "contente". A associação mais famosa com o nome é a icônica obra de arte "Mona Lisa", pintada por Leonardo da Vinci, cujo título original é "La Gioconda".
A Gioconda ou a Mona Lisa é um dos retratos mais emblemáticos da história da pintura. Pintada por Leonardo da Vinci no século XVI, entrou nas coleções da corte francesa para depois fazer parte das obras expostas no Museu do Louvre.
A obra Monalisa, de Leonardo Da Vinci, revela mistérios que vão além do sorriso enigmático da figura retratada. Segundo pesquisadores, o pintor utilizou métodos e substâncias de pintura pouco convencionais em suas obras, como uma mistura de pigmentos tóxicos para pintar Monalisa.
Há uma diferença singular entre as duas Mona Lisas: a Gioconda de Leonardo da Vinci tem o rosto mais fino e amarelado por camadas de pintura oxidada e não tem sobrancelhas. Ao fundo das duas “gêmeas” aparece uma paisagem montanhosa, que, na tela madrilenha, ficou escondida no século XVIII por um fundo opaco.