Mangaba, amendoim, tapioca, coco, mariscos. São diversas as matérias-primas que formam a base da gastronomia sergipana, com técnicas, tradições e trabalhos que resistem ao tempo, às gerações e vislumbram destaque não só dentro, mas fora do estado também.
No estudo feito pelo Observatório de Sergipe, os 14.653 estabelecimentos agropecuários que cultivavam laranja representam 15,7% do total de estabelecimentos no estado. Consta no estudo que, em 2022, o valor bruto da produção da laranja foi de R$ 288 milhões, correspondendo a 14% deste.
Em Sergipe, o beiju, a queijada, o sarôio, o manauê e o amendoim verde cozido mais do que delícias associadas aos festejos da época, ganharam o título de patrimônio do Estado e caracterizam a época marcada pelas homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro.
O fruto pequeno tem um formato similar ao da pêra, polpa branca, cremosa e suculenta, ligeiramente ácida e leitosa, motivo pelo qual seu nome, de origem tupi-guarani, significa “coisa boa de comer”. As sementes achatadas e arredondadas ficam no interior da polpa.
Mangaba: conheça a fruta que aumenta a renda dos sergipanos - CN Notícias
Qual o outro nome da mangaba?
NOMES POPULARES: Mangaba, mangabeira, mangabeira-do-cerrado, mangabeira-do- norte. CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS: A mangabeira é uma árvore de porte médio, com 2 a 10 metros de altura, podendo chegar até 15 metros; tronco tortuoso, áspero e com casca fendida (Figura 2A).
A queijadinha sergipana é um tradicional docinho que começou a ser elaborado e cultuado na cidade de São Cristovão, no final do século XVI. A cidade é a quarta mais antiga do Brasil e foi a primeira capital do Estado de Sergipe.
Barrear: Ficar chateado; Pão jacó: Pão francês; Gota serena: Indica exaltação, impaciência ou algo muito bom; Curiar: Sondar, abelhudar, ter curiosidade sobre algo ou alguém.
Ainda segundo a pesquisa, nos hábitos alimentares de Sergipe também é muito frequente, em ordem decrescente, o consumo da mandioca cozida com carne de sol ou outro tipo de carne; dos frutos do mar; da tapioca; da água de coco; do manauê; da canjica; da pamonha; do milho cozido; do saroio e malcasado; do pé de moleque ...
“Originário do tupi si'ri ü pe, quer dizer "no rio dos siris", tendo sido mais tarde adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português”, explica o professor Adailton Andrade no site Fonte da história de Sergipe.
📤 Principal produto exportado: Os Óleos brutos de petróleo contou com uma participação de 43,6% no total de exportações realizadas por Sergipe em 2023, gerando uma receita de US$ 147,2 milhões. O principal destino da exportação desse produto foram os Países Baixos (Holanda) (44,1%).
A agricultura tem na cana-de-açúcar o principal produto. Outros cultivos importantes são: laranja, coco-da-baía, mandioca, milho, feijão, arroz, batata-doce, abacaxi, maracujá, banana, limão, entre outros.
A quadrilha, dança folclórica realizada durante os festejos juninos, é tradição nos quatro cantos de Sergipe, fortalecida de maneira espontânea pelo povo e elevada a níveis profissionais em concursos que enaltecem a nordestinidade embalada pelo ritmo do forró.
A cultura do Sergipe é muito rica e segue elementos tradicionais da cultura nordestina. Na culinária, por exemplo, são utilizados alimentos típicos do Nordeste, como frutos do mar, milho e mandioca. Por sua vez, o folclore da região é marcado por figuras mitológicas e manifestações artísticas, como o Reisado.
São jarros, moringas, animais característicos do sertão, enfim, na cerâmica os artesãos locais retratam o dia a dia do sertanejo. Alguns dos mais conhecidos são Beto Pezão, Cachoba, Cristina Francisca Pires, Zé de Flora, Edilson Fortes e Pedro das Pedras, que criam obras de arte que encantaram os visitantes da cidade.
“É uma fruta rica em vitamina C, vitamina A, cálcio e ferro. Uma porção de 100g de mangaba fornece aproximadamente 43 calorias. 2,8 miligramas de ferro, 41 miligramas de de cálcio, 33 miligramas de vitamina C e 30 miligramas de vitamina A”, destaca a nutricionista.
O fruto é uma drupa pequena, trilocular, arredondada ou alongada, tendo em média 1,5 a 2 cm de diâmetro; exocarpo delgado de cor amarela no fruto maduro; mesocarpo (parte comestível) pastoso, amarelo, medindo 5 mm de espessura, de cheiro e sabor muito característicos; endocarpo (caroço) arredondado ou ovalado, rígido, ...
A mangaba, símbolo de sergipanidade, é uma fruta pequena e arredondada que tem uma pequena similaridade com o pêssego – pois tem uma casca com pontos alaranjados e uma polpa mais leitosa. Seu sabor é levemente ácido, perfeito para o preparo de sucos e doces caseiros.