Polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo em sua constituição, formando um tecido mole no meio do dente. Quando atingida, provoca dores e desconforto, e pode ser necessário o tratamento de canal.
Em corte vertical, é possível observar a polpa, dentina e o esmalte. A polpa é uma porção rica em vasos sanguíneos e nervos que é formada por tecido conjuntivo e localiza-se no centro do dente. A dentina apresenta composição semelhante ao osso e envolve a porção da polpa.
insere a guta-percha, material em forma de cone feito de borracha, no canal, selando com cimento endodôntico; em alguns casos, insere um pino de plástico ou metal para dar apoio estrutural; ao final, pode incluir ainda uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais.
O pus de origem odontogênica surge internamente ou, então, externamente ao dente. Pelo lado interno, pode ser resultado de cáries extensas que atingem a chamada polpa dentária.
Dentro do dente, sob o esmalte branco e uma camada dura chamada dentina, existe um tecido macio chamado polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, e ajuda no crescimento da raiz do seu dente durante o período de desenvolvimento.
O dente furado, também conhecido como dente cariado, nada mais é do que uma infecção causada por bactérias presentes na boca, que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas com a escovação dos dentes feita em casa.
Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o dente tecnicamente também é considerado um órgão e, como qualquer outro órgão do corpo humano, pode ser doado. Seja o dente de leite que está caindo ou o permanente extraído, a sua doação é de extrema importância, por isso, não deve ser descartado.
Por que a cárie dói o dente? Isso acontece porque a cárie pode atingir as camadas mais profundas do dente, expondo a dentina, que é uma camada bem sensível. Quando isso acontece, é comum sentir uma dor persistente e latejante, especialmente ao comer e beber gelado ou quente.
Sim, é possível ter cárie sem sentir dor. Algumas cáries não causam dor até que atinjam uma profundidade significativa. É por isso que visitas regulares ao dentista são importantes para detectar e tratar cáries precocemente.
Isso ocorre, pois, a cárie danifica o esmalte dos dentes expondo a dentina subjacente, sendo esta mais sensível às mudanças de temperatura e estímulos.
Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado.
O preenchimento dos canais (obturação) é feito com pontas de Guta, mas quando há necessidade de reforço pode-se colocar pinos de metal ou pinos plásticos. Após a completa obturação dos canais, é fundamental restaurar o formato e a cor do dente para obter um resultado natural e harmonioso.
O dente deve estar parcialmente exposto à cavidade bucal, coberto em grande parte por osso e gengiva. Essa "carne" que você relata deve ser a gengiva que cobre esse dente, e muitas vezes inflama por formar uma bolsa que acumula resíduos alimentares.
🍃 O dente central superior direito, numerado como 11, representa o PAI ou a função paterna, por sua vez, o dente 21, seu equivalente centralizado ao lado esquerdo da boca representa MÃE ou função materna.
O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. O esmalte saudável é resistente a bactérias que causam a cárie. Devido à sua composição mineral, o esmalte dos dentes é translúcido.
Na realidade, o tratamento para cáries é indolor, pois o cirurgião-dentista aplica anestesia para que o paciente não sinta dor. No entanto, a aplicação da anestesia é um processo que incomoda bastante o paciente. Por incrível que pareça, ainda há pessoas que sentem medo de agulha.
Sem tratamento adequado, essa placa se endurece na superfície dos dentes e da gengiva. Esse tipo de condição leva ao aparecimento de manchas escuras nessas regiões. Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície.
Como foi dito anteriormente, a maioria das possíveis causas do surgimento de um ponto preto no dente é uma higienização bucal incorreta, acarretando cáries e acúmulo de alimentos.
Atualmente, existem 3 formas de realizar este tratamento: com anestesia e uma broca, para raspar toda a cárie, com laser ou com um gel chamado Papacárie, que consegue amolecer a cárie e eliminar todo o tecido lesionado, de forma simples, rápida e sem dor, sendo uma excelente opção para quem tem medo de ir ao dentista.
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
Como exemplo, podemos citar o terceiro molar (nosso siso). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, este dente está energeticamente ligado ao meridiano do coração e intestino delgado.