Ele desenvolveu a teoria do condicionamento instrumental, que se baseia na ideia de que as conexões entre estímulos e respostas são formadas por meio da experiência. Thorndike acreditava que os organismos aprendem por meio de associações entre estímulos e respostas que trazem consequências positivas ou negativas.
Por meio dos seus trabalhos Thorndike (1921) defendia que o professor deveria atuar como um cientista, que se mostra insatisfeito com o seu experimento até a verificação das suas conclusões.
Thorndike formulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir, se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento.
A Lei do Efeito, formulada por Edward L. Thorndike, é um postulado que se refere às teorias da aprendizagem. Nela é dito que comportamentos que são seguidos de consequências prazerosas são fortalecidos, enquanto que comportamentos que são seguidos de consequências desagradáveis são enfraquecidos.
Os experimentos de Thorndike eram, em geral, conduzidos com gatos, que poderiam escapar de um compartimento puxando uma argola, pressionando um botão, ou de outras formas arranjadas pelo experimentador. Ao ser bem sucedido, o gato era recompensado com alimento.
Quais são as três leis da aprendizagem de Thorndike?
De acordo com Edward L. Thorndike, as três leis principais que regem a aprendizagem por meio das conexões estímulo-resposta são: c. Lei do efeito, lei do exercício e lei da prontidão.
Qual a principal contribuição de Edward L Thorndike para a psicologia da aprendizagem?
Thorndike enfocou a avaliação e a mediação nos processos de aprendizagem e argumentou que uma das tarefas mais importantes da escola é desenvolver as habilidades de raciocínio das crianças. Defendia que a Psicologia Educacional deveria ter uma base científica enfocando a mediação.
O quê Thorndike utilizou como sujeitos de suas primeiras pesquisas?
Um dos grandes nomes do condicionamento operante é Thorndike, que em 1898, publicou sua monografia referindo-se aos processos associativos nos animais. A partir daí, para investigar o comportamento animal utilizou-se o método experimental.
O mais notório exemplo da psicologia comportamental do século XIX foi Edward Lee Thorndike (1874-1949), que estudou a aprendizagem em humanos e não humanos e formulou a lei do efeito.
Em suas obras, Ockham separou razão e fé, filosofia e teologia, e desenvolveu uma doutrina científica a partir do princípio de que só a experiência (proporcionada pelos sentidos humanos) permite conhecer a causa das coisas.
Quais são as três principais teorias de aprendizagem?
São várias as teorias da aprendizagem, como: Gestalt, Behaviorismo, Construtivismo e Aprendizagem Significativa (uma das teorias decorrentes do Construtivismo). Para os Behavioristas ou teóricos do condicionamento, a aprendizagem é uma mudança no comportamento.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Embora desde a Grécia antiga se hajam formulado diversas teorias sobre a aprendizagem, as de maior destaque na educação contemporânea são a de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky.
A lei do efeito caracteriza-se na ideia que todo e qualquer ato que produz satisfação vai-se associar a essa situação. E assim sempre que essa situação se reproduz, a probabilidade de repetição do ato é maior do que anteriormente.
Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
No chamado “ma- nifesto behaviorista”, Watson defende uma psicologia objetiva como única possibilidade da psicologia se emancipar como ciência. Watson, portanto, abandona a consciência como objeto de estudo e adota o comportamento pela vanta- gem de que este é observável e, portanto, passível de estudo científico.
Quais foram as contribuições de Thorndike para a psicologia e educação?
Já Thorndike, outro precursor da psicologia educacional, enfocou a avaliação e a mediação e promoveu os princípios básicos e científicos da aprendizagem. Argumentou que uma das tarefas mais importantes da escola é a de desenvolver as habilidades de raciocínio das crianças.
O que é Prontidão? O conceito de prontidão é distinto do de sobreaviso e se aplica quando o empregado deve permanecer nas dependências do empregador, como em uma estação ou ponto de serviço, aguardando ordens. A escala de prontidão é limitada a um máximo de 12 horas e é remunerada com 2/3 do salário-hora normal.
O processo descreve, graficamente, uma curva de aprendizagem e define a chamada Lei do Efeito: "a resposta a uma situação que traz um resultado satisfatório apresenta maior probabilidade de ocorrer no futuro, em contrapartida, uma reação que traz um resultado insatisfatório apresenta menor probabilidade de ser repetida ...
Quem desenvolveu a teoria da psicologia experimental?
O desígnio de "pai da psicologia" conferido a Wilhelm Wundt deve-se sobretudo ao fato de este haver sido o primeiro professor a estabelecer um laboratório de psicologia experimental, na Universidade de Leipzig, em 1879. Wundt era um Professor de Filosofia que conduzia experimentos sistemáticos em psicologia.
Quais são os principais teóricos da psicologia da aprendizagem?
Jean Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky (1896-1934) têm sido considerados os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram expli- car a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujei- to e o objeto interagem em um processo que resulta na construção ...