A Psicologia é uma ciência que se preocupa em estudar os comportamentos e os pensamentos humanos. É uma área de conhecimento complexa que apresenta diferentes abordagens. O psicólogo atua no estudo dos comportamentos e pensamentos humanos.
Um psicólogo observa nossos padrões de pensamento e, com respaldo científico, formula interrogações que dão espaço para visões alternativas, mais ricas e saudáveis.
Ele vai buscar entender quais são os contextos sociais e pessoais em que o paciente está inserido, além de analisar quais são as suas expectativas com o processo terapêutico. A partir desse compilado de informações, o psicólogo começará a trabalhar, junto ao paciente, em busca de respostas e resultados.
Ele estuda, analisa e trata as questões internas, que refletem no comportamento do indivíduo, com a aplicação de métodos científicos. O psicólogo ajuda a superar situações difíceis com a identificação de traumas, frustrações, medos e receios e sentimentos que podem prejudicar a pessoa.
A avaliação psicológica corresponde a um processo minucioso que visa investigar a fundo sobre os fenômenos cognitivos de um paciente. Neste campo da psicologia, avalia-se sensações, percepções, comportamentos, compreensão e memórias. Dessa forma, há como analisar o estado de saúde mental de uma forma ampla.
Anotar as sessões de terapia é uma prática essencial tanto para os psicólogos quanto para os pacientes. Essas anotações servem como um registro detalhado do progresso, dos desafios e das estratégias utilizadas ao longo do tratamento.
Quais são as perguntas que o psicólogo faz para o paciente?
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
O laudo psicológico pode ser necessário em várias situações, tais como: avaliação de problemas emocionais e comportamentais; avaliação de transtornos mentais; avaliação de dificuldades de aprendizagem e avaliação de condições neuropsicológicas.
Trata-se do primeiro contato com o psicólogo e o paciente, em ambiente como o consultório ou a clínica. Naquele momento, o psicólogo ouvirá o paciente, e realizará perguntas sobre a sua vida, comportamento, pensamentos e visão do mundo. Além disso, identificará alguns sintomas que o paciente porta.
O psicólogo é um dos profissionais que cuida da saúde mental, o olhar do psicólogo vai estar sempre voltado para as questões emocionais, portanto, vai te ajudar a pensar em como estão suas emoções. Não somente o que você sente, mas como estas emoções estão aparecendo nas situações que você está vivenciando.
O que esperar do decorrer da primeira sessão? A/O Psicóloga/o vai ouvi-la/o, sem o criticar ou julgar. Pode falar, com total honestidade, sobre como se sente – sem se preocupar se vai magoar os sentimentos de alguém, estragar uma relação ou ser penalizado de alguma forma. Pode dizer tudo o que quiser ou precisar.
Introduções, história familiar breve, o que está acontecendo em sua vida agora, como você se sente sobre isso etc. Lembre-se de que as informações que você passar, quanto mais precisas, darão uma visão mais clara ao psicólogo sobre o que pode estar causando ou contribuindo para o seu problema.
A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por se aprofundar nessa ciência.
O Psicólogo pode apontar comportamentos, emoções e sentimentos que estejam atrapalhando o seu desenvolvimento saudável, elabora o manejo psicoterapêutico para que o desenvolvimento, novos comportamentos e sentimentos aconteçam. É um processo de autoconhecimento e mudança, sempre com foco em saúde.
Elas podem ser divididas em quatro etapas: seleção de instrumentos (ou planejamento), aplicação, correção e interpretação dos resultados, e relato e devolução dos resultados.
Os psicólogos são responsáveis por estudar o comportamento das pessoas. Eles as ajudam a traduzir os seus pensamentos e emoções e entender os seus problemas. Eles conseguem compreender o significado do que o paciente está tentando transmitir.
O que fazer quando não sei o que falar na terapia?
Se você se sentir perdido sobre o que falar, é possível fazer anotações, perguntas ou tópicos que gostaria de trazer para a terapia. Essa prática que ajuda a estruturar uma conversa e garante que você aproveite o tempo da sessão de forma mais produtiva.
O psicólogo irá provavelmente pedir-lhe que faça uma pequena introdução sobre o seu historial médico, sintomas e objectivos para a terapia. Seja aberto e honesto nas suas respostas. Quanto mais o seu psicólogo souber de antemão, mais ele poderá adaptar o seu tratamento.
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos.
O profissional de Psicologia está apto a emitir Diagnóstico Psicológico, formulado a partir de Avaliação Psicológica, utilizando-se instrumentos e técnicas próprios da profissão. O Diagnóstico Médico é restrito ao profissional de Medicina.
No meio acadêmico e, segundo alguns dicionários modernos, é chamado de “doutor” aquele que tenha concluído o seu doutorado – e isso vale para todas as profissões. Então, por exemplo, se um psicólogo tiver obtido esse grau acadêmico, ele poderá ser referido assim sem problemas.
Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.
Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.
Diante dessas angústias, a psicóloga pode começar perguntando sobre as expectativas da pessoa em relação ao processo terapêutico, o que a motivou a buscar ajuda profissional e quais são suas principais queixas e dificuldades no momento.