Após implantado o mesmo não se desloca e permanece na mesma posição indefinidamente. Após alguns dias de repouso a pessoa pode retornar às suas atividades habituais e praticar atividades físicas.
Os pacientes tratados com stent e terapia de balão podem ser capazes de retornar à sua rotina normal após cerca de uma semana. Pessoas que fazem um trabalho muito físico terão de esperar mais tempo. Verifique com seu médico antes de fazer qualquer atividade física extenuante.
4h em repouso absoluto e depois evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia. 2) Precisa tomar o AAS e o Clopidogrel (ou Ticagrelor ou Prasugrel) diariamente por 6 meses a 1 ano para evitar que um coágulo se forme dentro desse Stent e ele seja entupido.
Para colocação de stent na coronária (artéria do coração), é usado um cateter calibroso através da artéria do braço ou da perna para chegar até o coração. Esta manipulação pode causar hematoma, inchaço e dor local por alguns dias, mas é para diminuir os sintomas ao longo dos dias.
O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent. Obrigado. O stent coronário é uma plataforma normalmente feita de aço inoxidável ou cromo cobalto, que possui como objetivo manter a o fluxo de sangue coronário adequado.
Sim! A pessoa que teve infarto permanece com risco mais elevado para ter um novo infarto em relação a população geral, mas com o tratamento bem feito, esse risco pode diminuir.
hábitos nocivos à vida, tais como: hábito de fumar, sedentarismo, dieta gordurosa ou hipercalórica, estresse psicossocial; mal aderência (suspensão ou uso irregular) as medicações prescritas pelo seu médico; descontrole da hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto).
Nesse sentido, sabendo que “Cardiopatia Grave” é um gênero que engloba inúmeras outras doenças do coração ‒ tais como as que implicam na utilização de marcapasso e, em alguns casos a colocação de Stent ‒, entende-se que essas pessoas são contempladas com o direito ao benefício.
Quem tem stent tem que tomar anticoagulante para toda vida?
Após a realização de angioplastia coronariana com implante de stent não há indicação de fazer uso de anticoagulante ( ex: marevan, xarelto, pradaxa, eliquis) !!!
São utilizados fios de aço para fechamento / aproximação do osso Esterno. Assim, recomenda-se que, no pós-operatório, o paciente durma “de barriga para cima” por, aproximadamente, 60 dias.
Ter um stent envolve algum risco? Sim, há um risco de que no longo prazo estas complicações ocorram: Um reestreitamento da artéria (reestenose). A formação de um coágulo de sangue (trombo) no stent, que pode potencialmente bloquear o stent e causar um ataque cardíaco.
É importante reforçar ao paciente que, em casa, não deve realizar esforço com o membro puncionado por no mínimo 72 horas, ou seja, o paciente deve evitar subir escadas, carregar peso ou realizar outras atividades mais intensas neste período.
De forma geral, é tolerável a ingesta de, no máximo, 2 doses de álcool por dia, o que corresponde a 2 altas de cerveja ou 2 doses de destilado. Mas a depender do acometimento do coração dele, essa restrição pode ser maior.
A duração de um stent cardíaco varia de acordo com o tipo de stent e com o paciente. Em geral, os stents metálicos convencionais duram de 5 a 10 anos. Os stents farmacológicos, que liberam medicamentos para prevenir a reestenose, duram de 5 a 15 anos.
Após realizar o procedimento, tenha em mente que você deverá evitar algumas coisas simples que faziam parte da sua rotina pelo menos por alguns dias. Nas primeiras 24 horas é recomendado evitar subir escadas e também dirigir. Já nas primeiras semanas, o ideal é não carregar peso e não fazer muito esforço.
A recuperação após uma angioplastia com stent é relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente a pessoa recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.
Pacientes com stent há menos de 35 dias são os de maior risco. Todavia, sendo o procedimento inadiável, deve-se manter o AAS. O clopidogrel, por sua vez, poderia ser suspenso cinco dias antes da cirurgia.
Quem tem stent poder correr normalmente como um atleta? Isso vai depender não só do histórico de realização de angioplastia (stent), mas também das outras doenças que você possui, grau de acometimento do músculo cardíaco, se existem outras lesões coronarianas.
Não existe rejeição do Stent, mas há chance de alguns pacientes terem reestenose – porém com os farmacológicos e a otimização dos resultados (uso de ultrassom intracoronário e técnicas mais aprimoradas), consegue-se reduzir bastante essa complicação.