A CNH em 2024 passará por algumas mudanças importantes para aumentar a segurança nas estradas e reduzir os riscos de acidentes. Entre elas: todos os condutores, seja qual for a categoria da CNH, deverão realizar exames psicológicos e toxicológicos; a validade da CNH varia conforme a idade do condutor.
Os habilitados serão beneficiados com um desconto de 50%, o que incentiva o motorista na hora da renovação. No Brasil, são mais de 27 milhões na faixa etária. Segundo a colaboradora do FDR, Yasmin Nascimento, quem tem entre 50 e 69 anos, o prazo para renovar a CNH foi reduzido para 5 anos com a nova lei.
São Paulo, 12 de março de 2024 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) dá início ao serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado, tornando o processo mais dinâmico e seguro.
Desde 2021, quem fez a renovação da CNH percebeu que, agora, o prazo para a próxima renovação é de 10 anos, desde que o cidadão tenha menos de 50 anos. Então, verifique no seu documento a data de validade, se o ano indicado é o de 2024, você já pode começar a renovação 30 dias antes da data final.
Vai ter alguma mudança na carteira de habilitação?
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou nesta semana mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, será permitida a utilização de fotos com vestimentas que cubram a cabeça ou parte do rosto em fotos de documentos oficiais.
Qual é a nova lei para tirar a carteira de habilitação?
Por meio da Resolução CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos. Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFC.
Já o D é indicativo de que aquela carteira é o documento “Definitivo”. O novo modelo de habilitação terá verde e amarelo como cores predominantes, além de gráficos coloridos.
A jornada de trabalho ficou estabelecida em 8 horas diárias, com no máximo 2 (duas) horas extras. Caso haja um acordo coletivo, será permitido até 4 (quatro) horas extras. Essas horas não são apenas na direção de um veículo.
As principais mudanças são a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a prorrogação da exigência do exame toxicológico periódico, o uso do farol baixo e a conversão à direita no semáforo vermelho. Confira abaixo quais são as novas regras de trânsito que passam a valer em 2023.
As leis de trânsito em 2024 também alteram os prazos para notificação das infrações e para interposição de recursos: Prazo para notificação: O prazo para notificação das infrações de trânsito passa de 30 dias para 360 dias.
Já está aberto o licenciamento obrigatório das placas de final 5 e 6 de veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, no estado de São Paulo. O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e 2.
O condutor infrator que atingir, no período de 12 meses, a seguinte contagem de pontos: a) 20 pontos, caso constem 2 (duas) ou mais infrações gravíssimas na pontuação; b) 30 pontos, caso conste 1 (uma) infração gravíssima na pontuação; c) 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação.
É verdade que não precisa mais de auto escola para tirar CNH?
Projeto desobriga formação em autoescola para obter carteira de motorista. O Projeto de Lei 4474/20 torna facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro.
É importante ressaltar que o limite de pontos na carteira de motorista é 40, porém pode ser reduzido em função do cometimento de infrações gravíssimas. Ao cometer uma infração gravíssima, o limite de 40 cai para 30. Ao cometer duas infrações gravíssimas, o limite cai para 20.
A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a passar por mudanças significativas em 2024, especialmente para motoristas com mais de 50 anos. Estas alterações são projetadas para adequar o processo às necessidades de saúde dessa faixa etária, assegurando maior segurança nas estradas brasileiras.
Desde 12 abril de 2021, 180 dias após a aprovação da atualização na legislação, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade de 10 anos. O limite de pontos para perder o documento também está mais flexível.
As novas regras estabelecem: Para condutores com menos de 50 anos: renovação a cada 10 anos. Para condutores entre 50 e 69 anos: renovação a cada 5 anos. Para condutores com mais de 70 anos: renovação a cada 3 anos.
As categorias de condutores não mudaram no Brasil. Essa tabela com novos códigos, na verdade, segue um padrão internacional, que serve exclusivamente para facilitar a fiscalização da CNH por agentes de trânsito de outros países.
A jornada diária do motorista deve ser de 8 horas, somando uma jornada semanal de 44 horas. O motorista não pode dirigir por mais de 5 horas ininterruptas. É obrigatório o descanso de 30 minutos, após as 5 horas de trabalho.
Quantas horas um motorista profissional trabalha por dia? Por lei, o motorista profissional deve cumprir 8 horas diárias de trabalho, podendo somar 2 horas extras a esse período. Em casos extraordinários, quando acordado, as horas extras podem se estender por 4 horas.
É permitido dirigir com óculos sem constar na CNH?
162 VI). Caso o condutor seja parado em fiscalização e tiver restrição A anotada em sua CNH, basta comprovar ao agente o uso das lentes de contato ou dos óculos no ato, durante a condução do veículo."
Um motorista que já é parceiro da 99, dirigindo na categoria Pop, por exemplo, ao trabalhar utilizando o seu veículo e a sua habilitação, está realizando uma atividade remunerada. Sendo assim, ele precisa apresentar uma CNH com EAR sempre que solicitado.
O que vem escrito na CNH quando precisa usar óculos?
De acordo com resolução 511/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a letra A no espaço "Observações" faz referência à necessidade do condutor em usar lentes de contato ou óculos para dirigir. As letras B e Y, respectivamente, sinalizam o uso obrigatório de prótese auditiva e surdez.