A nova proposta determina que o currículo do Ensino Médio passará a ser composto de uma Formação Geral Básica e percursos de aprofundamento e integração de estudos, em substituição aos Itinerários Formativos, propostos no projeto anterior.
Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição. Uma das principais alterações do texto é o aumento da carga horária da formação geral básica, de 1,8 mil para 2,4 mil horas (somados os três anos do ensino médio) para alunos que não optarem pelo ensino técnico.
Quais são as disciplinas obrigatórias no Novo Ensino Médio 2024?
2.400 horas para disciplinas obrigatórias. 600 horas para disciplinas optativas. Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
Ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.
Entenda as principais mudanças do Novo Ensino Médio | Jornal da Band
Quais são as 3 novas matérias do ensino médio?
Veja quais opções os estudantes têm: I – Linguagens e suas tecnologias. II – Matemática e suas tecnologias. III – Ciências da natureza e suas tecnologias.
Reforma do Ensino Médio: Ampliação e Itinerários Formativos
A reforma do Novo Ensino Médio, aprovada pela Câmara, amplia carga horária de disciplinas tradicionais e torna o Espanhol optativo. Itinerários formativos serão introduzidos, permitindo aos alunos escolherem áreas de estudo.
Ainda de acordo com Soares, o 4º ano do Ensino Médio será optativo e seu oferecimento será condicionado à existência de vagas. Ele não detalhou quais vagas. Nesta quarta, o governo estadual detalhou um plano para a retomada das aulas a partir de 8 de setembro de forma gradual e com rodízio de estudantes.
Desse modo, com a implementação da nova lei, haverá um aumento da carga horária mínima de formação geral básica ao longo dos três anos do ensino médio, que era de 1.800 horas. física, biologia, física e química, filosofia, geografia, história e sociologia.
O texto que segue para sanção de Lula também determina que o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, terá que ser adaptado ao Novo Ensino Médio até 2026. A prova contemplará não apenas as disciplinas do ciclo básico – como os senadores haviam aprovado – mas também as dos itinerários formativos.
De acordo com a reforma, em 2022, alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio não teriam a disciplina de educação física na grade de atividades. Pela proposta, o primeiro ano contemplaria a formação geral básica.
Vai ter educação física no Novo Ensino Médio 2024?
A nova lei prevê que, de um total de, no mínimo, 3 mil horas nos três anos do ensino médio, 2.400 horas devem ser destinadas à Formação Geral Básica (FGB), que inclui português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, ...
O Novo Ensino Médio amplia a carga horária mínima de 2.400 para 3.000 horas. Isso significa mais tempo de ensino para professores e estudantes. Além disso, o governo vem investindo recursos para a ampliação das matrículas em tempo integral. No Novo Ensino Médio a carga-horária será ampliada de 2400 para 3000 horas.
O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.
A nova proposta determina que o currículo do Ensino Médio passará a ser composto de uma Formação Geral Básica e percursos de aprofundamento e integração de estudos, em substituição aos Itinerários Formativos, propostos no projeto anterior.
O Ensino Médio brasileiro passará por mudanças significativas a partir de 2025, inicialmente para os estudantes do primeiro ano. Em 2026, as alterações serão aplicadas ao segundo ano, e, em 2027, o Ensino Médio será alterado de maneira definitiva para todos os anos.
Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.
Maioria de estudantes e professores está insatisfeita com o Novo Ensino Médio, diz pesquisa. A maioria dos estudantes, docentes e gestores escolares se diz insatisfeita com as mudanças promovidas pelo Novo Ensino Médio, implementado desde 2022.
O ensino médio enfrenta problemas sérios, como, por exemplo, os altos índices de evasão. Mas as razões para esse problema precisam ser procuradas também fora da escola, na vida que a nossa sociedade tem oferecido aos jovens, principalmente os mais pobres, que frequentam as escolas públicas.
Como resultados, identificou-se que os principais desafios enfrentados pelos respondentes foram a falta de material didático, a falta de formação ou preparo adequado ao novo Ensino Médio, dificuldade em aprofundar os conteúdos devido à falta de conhecimentos básicos dos estudantes, trabalhar a interdisciplinaridade em ...
O Novo Ensino Médio é uma política governamental educacional brasileira instituída pela lei federal 13 415 de 2017, a partir da conversão da medida provisória 746 de 2016 (MP 746/2016) em lei federal ordinária.