As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi. É uma das mais jovens.
Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade. Por consequência, suas oferendas remetem à fecundação e um dos alimentos mais explorados para esse fim é o ovo.
VAI CHOVER CLIENTES PRA VOCÊ, NA ENERGIA DE OXUM #LANOMEDEIROS #atrairclientes #prosperidade
Qual o prato preferido de Oxum?
Da cozinha, vinham pratos com as comidas preferidas de Oxum: omolocum (feijão fradinho cozido, refogado com cebola, camarão seco e azeite e enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos); ipeté (inhame cozido e amassado, temperado com azeite de dendê e camarão seco) e peixe frito.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Durante a Lua Cheia, espete as 7 moedas na fatia de mamão e acrescente mel por cima. Enquanto coloca as moedas, vá pedindo a Oxum que lhe traga dinheiro e prosperidade. Guarde essa simpatia em um local alto por 7 dias. Passado o tempo, jogue fora a fruta e use as moedas e o prato como de costume.
Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro. Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
O DOCE QUINDIM OU IÁIA COMO ERA CHAMADO É UM DOCE DA COLÔNIA PORTUGUÊSA. ONDE NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO SOMENTE AS SINHAZINHA DO ENGENHO COMIAM, AS RAINHAS DA FAZENDA. . POR SER VALIOSO, RARO E DE EXTREMA DOÇURA AS NEGRAS DA ÉPOCA TAMBÉM OFERTARAM A SUA RAINHA OXUM EM SINAL DE REVERÊNCIA E AGRADO. .
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados.