É o tratamento responsável pela reconstrução de uma cavidade no dente, seja por motivo de fratura dentária ou lesão de cárie. Ela pode ser feita provisoriamente ou de forma definitiva. No caso do tratamento de canal, o endodontista deverá fazer a provisória. Depois, outro especialista fará a restauração definitiva.
Como o pós-operatório do tratamento de canal pode ter algum desconforto, é importantíssimo que o paciente evite comer alimentos duros ou aplique muita força na mastigação com o dente que foi restaurado. Caso isso ocorra, é possível que o material aplicado na restauração seja fraturado e perdido.
A última parte do tratamento de canal é a restauração dentária. Nesse momento, o endodontista preenche o espaço criado em função da retirada de tecido com uma resina, recriando o formato original do dente.
Na verdade um dente tratado canal deve ser restaurado imediatamente para não ocorrer infiltração e contaminar novamente o canal, resultando em falha do tratamento. Nunca o tempo entre o término do tratamento e a restauração pode ser muito longo. Mas se foi apenas um mês é um prazo tolerável.
QUANTOS DIAS O DENTE DÓI DEPOIS DE TRATAR CANAL? - DRA. MELISSA LUCENA
O que é feito na segunda sessão de canal?
Durante a segunda sessão, os seguintes passos são normalmente realizados: Reavaliação do Dente: O especialista em canal no dente inicia a sessão avaliando o dente e a resposta ao tratamento inicial. Isso pode incluir radiografias para verificar se a infecção foi adequadamente controlada.
O que é um tratamento de canal dentário? O tratamento de canal, ou simplesmente canal dentário, é um procedimento que consiste na retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna da raiz. Geralmente, ele é indicado quando existe uma cárie em processo avançado e que já causou danos na polpa dentária.
O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
Não há muito o que fazer no caso do curativo cair do dente, sendo a primeira orientação é contatar imediatamente o dentista responsável pelo tratamento. Somente ele poderá dizer o que fazer.
Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
A higiene bucal não pode ser deixada de lado após realizar o tratamento de canal. É fundamental manter uma rotina de escovação. A escova deve ser passada com cuidado no local em que foi feita a intervenção clínica. Esse cuidado evita que restos de alimentos fiquem nos dentes e ocasionem uma infecção.
Dependendo da situação do seu dente, pode ser necessário que o tratamento seja realizado novamente. Mas isso só é feito após uma análise criteriosa do seu caso, visto que a cicatrização após o primeiro procedimento é mais difícil. Portanto, pode acontecer de o dente com canal ficar pulsando após o procedimento.
Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
O pino no dente consiste em um dispositivo que é instalado no dente desvitalizado juntamente com o tratamento de canal. O fato de o dente estar desvitalizado significa que sua polpa foi removida, ou seja, todas as suas inervações e vasos foram retirados, de forma que o dente perca toda sua sensibilidade.
O canal do dente aberto é perigoso porque ele deixa a raiz exposta, fazendo com que ela fique mais propícia a infecções, que dependendo do grau, podem levar a morte dessa estrutura e assim, a necessidade de extração.
Você pode esperar em média 90 dias do tratamento de canal caso o dente esteja com lesão, mas isso pode depender muito do tamanho da lesão. O ideal é consultar seu endodontista. Ele saberá orientar melhor, pois sabe a causa do tratamento de canal.
O que pode ocorrer é um leve incômodo para a pessoa, porém esse incômodo não é devido ao curativo e sim outros problemas apresentados. Um problema que pode gerar essa dor é quando a estrutura dentária fica danificada e, consequentemente, ocorre maior sensibilidade na região bucal.
Posso fazer o canal em um dia e no outro dia fazer o fechamento (restauração)? Olá! Pode sim! Dependendo do material e de profissional, até no mesmo dia pode ser realizado!
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Pode ser o seu, pois. ele está a par do seu caso. Também sugiro procurar o mais rápido possível o profissional que fez o tratamento pois é bem provável que esteja havendo um Flare-up ( agudização).