O bode selvagem vive nas montanhas, em alta altitude, de regiões da Europa, Ásia e norte da África. Já a cabra selvagem é encontrada em regiões da Turquia até o Paquistão. A cabra, que é muito sociável, gosta da companhia de outros animais.
As cabras podem sobreviver com os mais finos pedaços de grama, de modo que os únicos lugares onde as cabras não podem viver são tundras, desertos e habitats aquáticos. Existem até mesmo alguns grupos selvagens de caprinos no Havaí e outras ilhas.
Bode, carneiro, cabra e ovelha são todos animais herbívoros que vivem em pastos ou em regiões montanhosas. Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele.
As cabras e os bodes são animais dóceis e curiosos, gostam de cheirar as pessoas, subir em lugares altos e até em árvores. Não comem durante a noite, dormem reunidas e gostam de comer plantas de folhas largas e cascas de árvores.
Esta é a razão pela qual uma cabra arrisca sua vida
Como se chama o local onde ficam as cabras?
No sistema intensivo, os caprinos ficam confinados, ou seja, perma- necem em currais com área restrita, em que a água e os alimentos necessários são fornecidos em cochos.
As instalações destinadas ao abrigo e conforto dos caprinos devem ser construídas a partir de materiais existentes na propriedade, como madeira e a palha de babaçu, ou carnaúba para a cobertura, com o piso de chão batido. A dimensão do rebanho é que irá definir o tamanho do chiqueiro.
Em primeiro lugar, mostraremos que na espécie caprina, o bode é o macho, a cabra é a fêmea e o filhote é o cabrito. Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote.
A caprinocultura e a ovinocultura são atividades difundidas em todo territorial nacional, mas com uma concentração, em especial do rebanho caprino, na região do Semiárido brasileiro.
No deserto do Marrocos, é possível observar grupos inteiros de cabras em cima de uma única árvore de argan. Com seu tronco retorcido e galhos espinhosos, a planta produz um fruto com sabor e cheiro deliciosos para as cabras.
As vacas domesticadas são altamente gregárias, residindo em rebanhos em ambientes agrícolas naturais e comerciais. Dentro desses rebanhos, as interações em distâncias curtas e longas são mediadas por vocalizações.
Um celeiro é a estrutura mais adequada, especialmente porque nessa construção é possível separar as ovelhas doentes ou que estejam prenhas do restante do rebanho. No entanto, é necessário que o local seja ventilado para promover a circulação do ar, especialmente nas regiões quentes e úmidas.
Enquanto muitas cabras podem vagar pela propriedade ou vila, outras são mantidas em currais e alimentadas no que é chamado de sistema de 'cortar e carregar'.
No extensivo, os animais ficam soltos no pasto. No semi-intensivo, parte do dia, a criação pasta e depois recebe suplementação de volumoso e concentrado no cocho. Já no intensivo, os caprinos são mantidos confinados e toda a alimentação é fornecida no cocho.
O bode selvagem vive nas montanhas, em alta altitude, de regiões da Europa, Ásia e norte da África. Já a cabra selvagem é encontrada em regiões da Turquia até o Paquistão. A cabra, que é muito sociável, gosta da companhia de outros animais. Ela é esperta e sabe investigar o ambiente para achar comida.
Quais são as instalações necessárias para a criação de cabras?
Devem ser suficientemente espaçosos e divididos de forma a facilitar os trabalhos de manejo. Recomenda-se uma área útil de 0,80 m2 a 1,0 m2 por animal, piso ripado, com 1 cm entre r,ipas (Planta 01), e elevado de 0,80 m a 1,0 m do solo.
A cabra-selvagem (Capra aegagrus) é uma espécie de mamífero ruminante caprino, com uma distribuição geográfica que vai desde a Turquia até ao Paquistão.