Dama. A história conta que o jogo de damas surgiu na Europa Medieval, porém, ele não era considerado um jogo comum, mas sim, as variações históricas e regionais do povo. Estima-se que o jogo de damas existe a mais de 40 séculos. Para jogar, o povo da África usava conchas e pedrinhas e as alinhavam na areia.
O Jogo de Damas é um jogo clássico e bastante popular no Brasil. Acredita-se que a origem do jogo seja bem antiga. Um tabuleiro semelhante a um tabuleiro de damas foi encontrado por volta de 3000 a.C. Também foram encontrados tabuleiros de Damas no antigo Egito e até os Romanos jogavam uma variante do jogo.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas.
Quando houve a colonização no Brasil o Jogo de Damas era muito conhecido em Portugal e Espanha. Na vinda da corte real ao Brasil em 1806, Dom João VI foi quem trouxe o primeiro livro de damas ao Brasil.
[História] Quando Surgiu o Jogo de Damas Moderno? (+ PDF para Download)
Qual foi a primeira Dama mais linda do Brasil?
Considerada pela Revista People a primeira-dama mais bela do país e uma das 10 mais bonitas do mundo, Maria Thereza Goulart tornou-se um ícone da moda brasileira no início dos anos 60, optando pela então nascente alta costura brasileira, tornando-se cliente do estilista Dener Pamplona de Abreu, que acabou por ser ...
Quando houve a colonização no Brasil o jogo de damas era muito conhecido em Portugal e Espanha, com a vinda da corte real ao Brasil em 1806, Dom João VI é que trouxe o primeiro livro de damas ao Brasil, livro de Juan Canalejas, ¨Libro del Juego de las damas¨,que foi publicado em Barcelona, Espanha, em 1650.
A captura no jogo de damas é obrigatória. Não existe o sopro. Duas ou mais peças juntas da mesma cor na mesma diagonal não podem ser capturadas. Pedra e dama tem o mesmo valor tanto para capturar quanto para serem capturadas.
Historicamente, na Europa, uma dama de companhia muitas vezes era uma nobre de uma família altamente notável na sociedade, entretanto, era de categoria inferior à mulher na qual fazia companhia.
O tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. E o jogo começa! O objetivo é capturar ou imobilizar todas as peças do oponente para vencer o jogo.
O Jogo de Damas nasceu entre 2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas.
O jogo de damas estimulou o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente, como também a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.
5- As regras são do jogo de damas normal, quando chegar do outro lado faz DAMA e ficarão duas pessoas no quadrado, sendo possível um ajudar ao outros nas perguntas. 6- As peças não podem “comer” para trás, com exceção da DAMA que pode andar quantas casas quiser, na diagonal e comer para trás.
Dama. A história conta que o jogo de damas surgiu na Europa Medieval, porém, ele não era considerado um jogo comum, mas sim, as variações históricas e regionais do povo. Estima-se que o jogo de damas existe a mais de 40 séculos. Para jogar, o povo da África usava conchas e pedrinhas e as alinhavam na areia.
Um jogo similar foi jogado por milhares de anos. Um tabuleiro semelhante a um tabuleiro de damas foi encontrado em Ur que data de 3000 a.C. No Museu Britânico, os exemplares de antigos tabuleiros de damas são egípcios, foram encontrados com suas peças em câmaras mortuárias e o jogo foi jogado pela rainha Hatchepsut.
O jogo de damas é um jogo de tabuleiro com casas brancas e pretas sobre as quais são colocadas as peças. O jogo consiste em mover as peças na diagonal e capturar a dama, isto é, a peça do adversário. É jogado por duas pessoas e suas regras simples permitem que crianças possam jogar a partir dos seis anos de idade.
13- A dama não poderá saltar por cima de qualquer peça da sua cor ou de peças de cor contrária colocadas em casas contíguas, nem passar duas vezes sobre a mesma peça. Pode, no entanto, passar mais do que uma vez por cima de uma casa livre.
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
Com a transferência da Corte Real Portuguesa em 1806 (chegada ao Brasil em 1808) e devido a sua influência, começou a se desenvolver o jogo no Brasil. Dom João VI trouxe o primeiro livro de damas para terras brasileiras.
Houve trinta e oito primeiras-damas e trinta e quatro esposas de presidentes. Essa diferença existe porque os presidentes Getúlio Vargas e Ranieri Mazzilli serviram dois mandatos não consecutivos sendo contados cronologicamente duas vezes cada.
Rosângela Lula da Silva GCIH • GCRB • OLH (União da Vitória, 27 de agosto de 1966), popularmente conhecida como Janja, é uma socióloga brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores. Ela é a atual primeira-dama do país, como a terceira esposa do 39.º presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Primeiro-cavalheiro é a versão masculina do termo primeira-dama e se refere ao esposo de um chefe de estado ou chefe de governo de um país. Assim como acontece com primeira-dama, a versão masculina também é utilizada para se referir aos maridos de governadores e prefeitos municipais.