Mas em quais setores a Realidade Virtual está sendo usada atualmente? Medicina, cultura, educação e arquitetura são algumas das áreas que já exploram as vantagens oferecidas por essa tecnologia.
A realidade virtual, de modo geral, pode ser aplicada em cinco áreas específicas: jogos e entretenimento, comunicação à distância, simulação e treinamento, telepresença e visualização (Grimes, 1991).
Qual a importância da realidade virtual na sociedade?
Sociedade cibernética
A evolução dessa tecnologia pode proporcionar avanços muito importantes para a área de educação, saúde, militar, entre outras; por exemplo, a realidade aumentada pode auxiliar em procedimentos cirúrgicos que são mais complicados, no tratamento de doenças psiquiátricas ou em exames.
Realidade virtual é usada em treinamentos profissionais
Onde a realidade virtual é usada hoje?
Mas em quais setores a Realidade Virtual está sendo usada atualmente? Medicina, cultura, educação e arquitetura são algumas das áreas que já exploram as vantagens oferecidas por essa tecnologia.
Além dos jogos interativos, podemos encontrá-la também experiências educacionais e de treinamento. Isso pode levar a um aumento da acessibilidade à cultura e ao conhecimento, bem como a uma transformação na forma como aprendemos e nos envolvemos com o mundo ao nosso redor.
A realidade virtual é uma tecnologia que permite que os usuários mergulhem completamente em um ambiente gerado por computador, criando uma sensação de presença em um mundo virtual. Os usuários utilizam dispositivos como capacetes ou óculos de RV para visualizar e experimentar este ambiente de maneira tridimensional.
Utilizando aplicativos, smartphones ou computadores, os óculos de realidade virtual enviam imagens e sons em 3 dimensões, dando a sensação de que estamos em outro mundo, completamente digital. Através de um display LCD ou dois para cada olho, as lentes são capazes de dar uma nova forma à maneira que enxergamos.
As marcas de dispositivos VR mais populares são Oculus, HTC e Sony. Áudio: Além da experiência visual, a realidade virtual também precisa de um áudio espacialmente ambientado para aumentar a sensação de imersão.
A realidade virtual teve origem na década de 30, quando Edward Link inventou o Link Trainer, o primeiro exemplo de um simulador de voo comercial. O dispositivo era electromecânico e controlado por motores, com um leme que simulava turbulência.
Atualmente existem quatro tipos de óculos de realidade virtual: PC VR, console VR, smartphone e standalone —que são completos, sem necessidade de se conectar a um dispositivo externo.
Palmer Luckey é fundador da Óculos VR, empresa vendida à Meta em 2014 por US$ 2 bi e já esteve entre os empreendedores americanos mais ricos da Forbes USA. No ano de 2016, Palmer Luckey esteve na lista da Forbes USA dos empreendedores mais ricos dos Estados Unidos com menos de 40 anos.
A Realidade Virtual tem um enorme potencial para transformar a maneira como vemos o mundo e interagimos com ele. Com a VR, podemos criar novas formas de entretenimento, aprender habilidades de forma mais efetiva e até mesmo explorar lugares que nunca poderíamos visitar na vida real.
Minimiza a dor de pacientes em determinados tratamentos/procedimentos médicos, uma vez que é capaz de estimular seus sentidos. Maior qualificação na capacitação de estudantes e profissionais já formados na área da saúde. Mais qualidade de vida para os pacientes. Diagnósticos mais assertivos e ágeis.
Como a realidade virtual pode ser usada na educação?
A realidade virtual possibilita que os conteúdos das disciplinas sejam passados de forma imersiva. Dessa forma, o estudante pode visualizar estruturas e lugares que seriam enviáveis na sala de aula como, por exemplo, ver o solo de marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão.
A Realidade Virtual está ao alcance de todos. Com o equipamento correto é possível assistir filmes, curtir jogos e até mesmo visitar lugares distantes sem sair do conforto do seu lar. E o que é melhor, não é preciso possuir óculos de última geração, computadores potentes ou consoles de videogame.
Qual a importância da realidade virtual nos dias de hoje?
Como dissemos, a realidade virtual tem sido muito usada para ajudar pessoas com deficiência ou condições crônicas a ter novas experiências. Pessoas paralisadas, por exemplo, já conseguem reaprender a andar e estimular novamente áreas do cérebro as quais não conseguiam acessar de outra forma.
A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em uma história, podendo interagir com o ambiente simulado, sem nenhum risco à sua integridade física ou mental. Dessa forma, não é à toa que ela vem sendo aplicada em diversos setores, inclusive na medicina para simular procedimentos cirúrgicos.
Plataformas digitais são ambientes virtuais que facilitam interações, transações e compartilhamento de informações entre indivíduos, instituições e empresas. Elas permitem a criação, distribuição e consumo de conteúdo online, abrangendo redes sociais, aplicativos, sites e serviços online.