O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike".
A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março.
Setembro Amarelo: como surgiu e por que ele é tão importante
Quem promoveu o Setembro Amarelo?
A origem do Setembro Amarelo no Brasil se deu em 2014, 20 anos após o suicídio de Mike Emme. No caso, os responsáveis por adotar a campanha foram o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Este, por sua vez, é um aprimoramento do calendário original romano, criado por Rômulo, primeiro rei de Roma, quando da fundação da Cidade Eterna. Rômulo teve uma ideia inusitada. Criou um ano com dez meses, que começava em março (martius, em latim).” Nesse calendário romulano, o sétimo mês chamava-se Septembre.
Porque que se chama setembro é porque é da cor amarelo?
O termo Setembro Amarelo se originou em 2014 no Brasil, por meio de uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este mês foi escolhido porque o dia 10 de setembro já era considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Com o tema "Agir salva vidas", campanha deste ano chama atenção para as questões que envolvem a saúde mental, fazendo um alerta sobre a cultura do ódio nas redes sociais. O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante setembro inteiro.
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike".
Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil no ano de 2015: um projeto desenvolvido em conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Setembro é amarelo, outubro é rosa, novembro é azul, dezembro é laranja, mas também vermelho. Sociedades de médicos e pacientes e ONGs se acotovelam na disputa por um espaço no calendário para promover os chamados meses de conscientização de algumas doenças.
Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.
Neste primeiro Janeiro Branco, mês da conscientização sobre a saúde mental da população brasileira, alertamos para a importância da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. A campanha foi criada pelo PL 1.836/2019, do deputado Assis Carvalho (PT-PI).
Entenda tudo sobre qual é o signo de setembro e o que a Astrologia revela sobre as pessoas que nasceram neste mês. A resposta para a pergunta qual o signo de setembro é Virgem e Libra. Isso porque os signos não começam no dia 01 de cada mês.
Após essa tragédia, surgiu a ideia de fundar a organização Yellow Ribbon (Laço Amarelo). Uma entidade sem fins lucrativos que visa até os dias de hoje a promover a conscientização e prevenção do suicídio. Nesse contexto, o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da organização.
O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, a campanha surgiu nos Estados Unidos para mobilizar a sociedade para conscientização sobre o tema. A origem do amarelo como a cor da campanha surgiu após a morte de um jovem de 17 anos, nos Estados Unidos.
A data comemorativa mais conhecida de setembro, no Brasil, é o dia 7, Dia da Independência do Brasil. Em 1822, D. Pedro I proclamou a independência do país em relação a Portugal às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que começava em Março.