As vacas se deitam de 12 a 14 horas por dia, sendo a superfície da cama muito importante. A areia é ideal porque estimula o aumento do tempo de permanência, permite que as vacas façam a transição entre ficar de pé e deitar com facilidade, ajuda a manter as vacas frescas e não promove o crescimento bacteriano.
Quanto tempo um animal passa em outras áreas da fazenda também afeta o comportamento de descanso. De acordo com Cook, as vacas que passam mais de três horas por dia fora do estábulo têm menos probabilidade de descansar adequadamente.
O curral de confinamento, que é o local onde os bovinos ficam alojados, deverá estar localizado o mais próximo possível do local de armazenamento do alimento que será disponibilizado aos animais, e do curral de manejo, facilitando as pesagens, vacinações, embarque e outros manejos necessários aos animais.
Há outros animais que dormem em pé, pois precisam estar em constante vigília para não serem presas fáceis. Alguns exemplos são vacas, burros, jumentos, patos, galinhas, flamingos e pombos.
A sonolência é evidente nas vacas quando adotam uma postura de repouso tranquila, com as pálpebras relaxadas, mas muitas vezes pode ser confundida com o sono NREM. Durante este tipo de sono as vacas deitam-se mas permanecem com as cabeças levantadas, dificultando a diferenciação com as vacas em outros estados de sono.
As camas são forradas com palha, areia, colchões de borracha ou mesmo colchões d'água. Os barracões também são equipados com ventiladores para manter as vacas resfriadas e piso com ranhuras para evitar escorregões quando estão em movimento. Além disso, eles estão a apenas alguns passos do bufê!
Pesquisas mostram que vacas leiteiras se deitam entre 11 e 13 horas por dia em sistemas de confinamento. Uma parte do tempo em que estão deitadas é gasta dormindo. O sono é dividido em 2 estados vigilantes principais: sono sem movimento rápido dos olhos (NREM) e sono de movimento rápido dos olhos (REM).
O animal pode deitar-se com os olhos fechados, mas qualquer barulho ou movimento pode causar uma resposta imediata”, explica Aloísio Torres de Campos, Professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite. O sono verdadeiro ocorre em curtos intervalos de 2 a 8 min.
No topo da lista está o coala, um marsupial nativo da Austrália, que pode dormir até 22 horas por dia. Essa necessidade de sono prolongado é atribuída à sua dieta de folhas de eucalipto, que são baixas em nutrientes e exigem muita energia para serem digeridas.
Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal. As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas.
As vacas domesticadas são altamente gregárias, residindo em rebanhos em ambientes agrícolas naturais e comerciais. Dentro desses rebanhos, as interações em distâncias curtas e longas são mediadas por vocalizações.
Estábulo é a casa ou local vedado onde animais domésticos como gado bovino ou cavalos são recolhidos. Aí ficam geralmente para dormir e alimentar-se. A palavra origina-se do latim stabulum. Especificamente para cavalos pode ser usada a palavra cavalariça.
O curral é uma estrutura de cerca onde mantêm-se animais domésticos, como bovinos, ovinos, caprinos, equinos, entre outros. Ele serve, principalmente, para facilitar o manejo dos animais, permitindo a realização de procedimentos como vacinação, castração, inseminação artificial, pesagem, embarque e desembarque.
Suas vacas são canhotas ou destras? O comportamento de lateralidade é comumente observado em vacas leiteiras. O gado expressa a lateralidade naturalmente ao escolher de que lado se deitar ou de que lado da sala de ordenha entrar.
Os animais ficam em áreas livres, com muita liberdade de movimento. A área de repouso é um espaço onde as vacas podem deitar para descansar na cama coberta com material seco, que pode ser palha de trigo, palha de arroz, areia, esterco desidratado, cepilho de madeira e outros materiais.
Para não sofrerem estresse por falta de conforto, as vacas precisam de áreas de descanso com espaço suficiente, piso seco e macio, e sombra, de preferência natural, para se abrigarem do calor.
Enquanto a maioria de nós vê o mundo usando o sentido da visão e o corpo mental, os animais veem o mundo utilizando o olfato e o corpo energético, aspectos nos quais somos péssimos.
O tempo de sono diário dos animais também varia muito. Alguns bichos dormem pouquíssimo, como a girafa que dorme menos de 2 horas por dia, enquanto outros dormem muuuuuuito, como os morcegos, que dormem quase o dia inteiro.
De acordo com a AKF, o sono prolongado do coala está correlacionado com sua dieta, que consiste principalmente de folhas de eucalipto. Estas folhas são muito fibrosas, pouco nutritivas e podem até mesmo ser venenosas para outros animais.
Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos.
Vacas em decúbito por 48 horas tiveram 50% de chance de recuperação, sendo que os melhores resultados foram para vacas tratadas dentro das 12 horas iniciais ao decúbito. Quanto maior o tempo em decúbito, maior o risco de compressão secundária.
Dormir do lado esquerdo é recomendado para a maioria das pessoas, mas existem certos casos em que a posição deve ser evitada: indivíduos com problemas cardíacos ou que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC) devem optar pela direção oposta, ou seja, para a direita.
Dormem empoleirados nas piúvas e outras árvores altas, tanto isoladas em capões, como nas matas ribeirinhas. Para alcançar os galhos horizontais de dormida, necessitam de um acesso livre de vegetação.