A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
Os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808. A data exata do nascimento é motivo de divergência entre estudiosos do assunto.
A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet.
Qual foi a primeira agência de publicidade no mundo?
A primeira agência de publicidade reconhecida foi William Taylor em 1786. Outra agência inicial, iniciada por James 'Jem' White em 1800 na Fleet Street, em Londres, eventualmente evoluiu para White Bull Holmes, uma agência de publicidade de recrutamento, que saiu do mercado no final Década de 1980.
Por sua vez, Zeff e Aronson (2000) apontam a publicação do primeiro banner como sendo a origem da publicidade na internet. Isso ocorreu no dia 27 de outubro de 1994, quando a AT&T comprou um espaço publicitário no site da HotWired, da revista Wired.
Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas e sociais, e buscam influenciar o comportamento de alguém.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Em sua etimologia, o termo “propaganda” vem do latim propagare, cuja origem remonta à agricultura e à ideia de difundir a produção de parreiras. Mas foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias.
Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial.
O que é publicidade? Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.
Segundo Martins (1997), a primeira agência de publicidade do Brasil surgiu em 1891. Era a chamada Empresa de Publicidade e Comércio, cuja finalidade era a corretagem de reclames.
Os anúncios naquele tempo eram feitos através dos recém-lançados rádios e pelos jornais. Caminhando um pouco mais na linha do tempo, por volta do ano de 1950 surgiu um meio de comunicação que se tornaria indispensável para a divulgação das marcas e seus produtos: a televisão.
O ensino de graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda no Brasil surgiu na segunda metade do século XX, a partir de demandas estabelecidas principalmente pelo mercado midiático.
Segundo PENTEADO (2000), em 27 de outubro de 1994 foi criada a primeira forma de anúncio na world wide web. A revista HotWired vendeu espaço publicitário na sua home-page, criando o banner, uma espécie de faixa, ou seja, uma imagem estática ou animada, inserida na página de um site, a qual serve como meio publicitário.
A Publicidade e Propaganda desempenha um papel fundamental nas empresas, proporcionando-lhes visibilidade, alcance e influência sobre o público-alvo. Além disso, suas estratégias de comunicação impulsionam vendas, melhoram a reputação da marca de uma empresa e muito mais.
O publicitário é o profissional que se dedica à formulação de estratégias de comunicação.. Suas atividades incluem planejamento, atendimento ao cliente, pesquisas de mercado e seleção de mídias para promover produtos, ideias ou projetos e melhorar a imagem da marca.