Então a geladeira é um ótimo lugar para guardar a massa da pizza. Coloque a massa da pizza em um recipiente de plástico fechado e hermético e coloque na geladeira. Quando quiser usar a massa de pizza, retire-a da geladeira com pelo menos uma hora de antecedência, para que fique na temperatura certa.
A massa precisa ficar lisa e estruturada. 6. Acomode cada bolinha em um pote de plástico tampado e deixe descansar fora da geladeira por mais 10 horas.
Sovar a massa de pizza é uma parte superimportante, pois esse processo permite que o glúten impeça a saída dos gases liberados pelo fermento, responsáveis por fazer a massa crescer. Por isso, procure sovar a massa por cerca de 10 minutos para garantir que ela cresça e fique saborosa e crocante.
“A borda pode ficar dura por falta de hidratação na massa ou pela temperatura do forno. Para deixar sempre no padrão, o ideal é respeitar a quantidade de água para cada farinha (verificar o w) e deixar o forno em temperatura correta (forno convencional à 200°C ou à lenha à 380°C)”, esclarece.
Então a geladeira é um ótimo lugar para guardar a massa da pizza. Coloque a massa da pizza em um recipiente de plástico fechado e hermético e coloque na geladeira. Quando quiser usar a massa de pizza, retire-a da geladeira com pelo menos uma hora de antecedência, para que fique na temperatura certa.
Para quem não sabe, o glúten é bastante elástico, ele não permite que as bolhas de gás carbônico “explodam” durante o manuseio da massa, e a presença de “ar” nela, é o que vai garantir que fique fofinha e, consequentemente, cheia de leveza, depois de assada.
Uma massa com hidratação adequada pode atingir o equilíbrio perfeito entre elasticidade (extensibilidade) e capacidade de manter a forma (elasticidade). Então, se você busca aquela base de pizza ideal que se estica lindamente sem rasgar, é fundamental prestar atenção no melhor nível de hidratação.
Dica para saber o ponto certo: coloque o dedo dentro da massa e puxe devagar, se o dedo sair com facilidade e ficar um buraquinho, a massa está muito seca, se a massa acompanhar seu dedo até em cima, está muito úmida.
Se a sua massa já ferntomeu bastante na fermentação primária, mantenha a temperatura da geladeira baixa (abaixo de 5C) e não deixe na geladeira por um período muito longo. Teoricamente, a massa pode ficar por até 36 horas.
Os furos evitam que durante o pré-assado as massas se abram ao meio criando uma bolha enorme. Fabricados em materiais laváveis, não oxidam, e são fáceis de usar permitindo uma maior produção de massas pré-assadas.
Segundo a confeiteira, quando se trata de massas que levam fermento químico, é possível armazenar a massa na geladeira. Mas atenção! O tempo máximo é de até 24 horas: "Tanto para manter a ação do fermento quanto por segurança alimentar, pois contém ovos crus."
“Assim, a massa fica consistente. Se estiver morna, o manuseio vai ativar a fermentação antes do tempo”, afirma. Em segundo lugar, é importante deixar a massa descansar por, no mínimo, duas horas, tempo necessário para o crescimento. Por fim, usar um bom forno para que a pizza asse por inteiro.
A maturação é o processo que acontece depois que a fermentação foi finalizada. Existe muita discussão em relação a essa etapa, pois alguns especialistas defendem que o processo é uma fermentação secundária.
A longa fermentação da massa é o processo de controle da quantidade de fermento, temperatura e hidratação, resultando após a maturação numa pizza de massa leve, de melhor digestão e com sabor especial. A massa fica maturando por no mínimo 24 horas e é por isso que o sabor fica diferente das pizzas comuns.
Depois do preparo da massa, ela deve descansar tempo suficiente para que, pelo menos, dobre de tamanho. Geralmente, esse processo leva de 40 a 50 minutos, tempo necessário para que a massa possa crescer e torne-se macia.
Óleo: O óleo utilizado na produção da massa possui a capacidade de “lubrificar” o glúten, facilitando a expansão da massa. Pizzas que não utilizam o óleo como ingrediente possuem o volume total reduzido. Assim, o óleo aumenta significativamente o volume da massa, melhorando a sua textura e deixando a pizza mais macia.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
A farinha é a grande responsável por endurecer a massa. Por isso, use apenas a quantidade indicada na receita. Garanta que ela fique úmida. Segundo o especialista, também não é preciso sovar demais a massa.
Segundo o chef pizzaiolo Gino Contim Jr., convidado de Edu Guedes no programa The Chef, muitas pessoas colocam açúcar na massa, porque o trigo de antigamente não tinha valor proteico. “O trigo que as pessoas usavam antigamente não tinha tanto valor proteico. O importante é a farinha ser boa.
"Quando a massa não estica ou não abre, uma das principais causas é a falta de fermentação correta. Para consertar, tenha paciência e deixe fermentar um pouco mais." A gente sabe que você adora uma fatia quentinha de pizza. Mas já viu que para ela ficar perfeita, precisa de paciência.