A raquianestesia é aplicada no espaço onde circula o líquido cefalorraquidiano, pelo qual ocorre transporte de substâncias no sistema nervoso. Atinge a coluna lombar com uma agulha de cerca de 12cm, com largura de um fio de cabelo. A injeção única permite o bloqueio motor imediato.
A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. Seu objetivo é, assim como a anestesia peridural, bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. Ela é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, abaixo da medula espinhal.
Em qual vértebra é aplicada a anestesia raquidiana?
Anatomia da anestesia raquidiana
Geralmente, a punção é feita entre as vértebras L3-L4 ou L4-L5, onde o canal espinhal é mais largo e acessível. O paciente é posicionado de lado ou sentado, com as costas curvadas para facilitar a abertura dos espaços entre as vértebras.
A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.
Qual é a diferença entre anestesia peridural e raquidiana?
Na anestesia raquidiana, a agulha perfura todas as meninges (camadas protetoras da espinha e do cérebro), até chegar à medula espinhal, onde está o líquido cefalorraquidiano. Na peridural, o anestésico é aplicado antes. A agulha não chega a perfurar todas as meninges.
Detalhes. As anestesias raquidiana e peridural são feitas na região lombar. A primeira é aconselhada em casos de cesariana; a segunda, em partos normais. A paciente deve estar em posição confortável e relaxada durante a aplicação de ambas.
A anestesia geral é a mais segura. Desde que bem assistidas pelo médico anestesista durante todo o procedimento, ambas são seguras. Mas a anestesia geral tem vantagem de, além dos controles básicos como: saturação de oxigênio, monitoramento cardíaco, aferição da pressão arterial...
Outras contra-indicações para esta anestesia são os distúrbios da coagulação, especialmente se estiver tomado medicamentos anticoagulantes, ou se existem quaisquer infecções na área a ser puncionada, além de neuropatia dos membros inferiores.
Sintomas: dor de cabeça intensa, localizada na testa e na parte posterior da cabeça, que aumenta com o movimento, enquanto sentado ou em pé; tonturas, náuseas e enjoos. Geralmente, ocorrem de 24 a 48 horas após o procedimento, mas também podem ocorrer em até cinco dias após o procedimento. Tratamento: repouso absoluto.
O paciente pode sofrer com infecção no local da injeção, toxicidade sistêmica, problemas cardíacos ou pulmonares, calafrios e febre. A raquianestesia pode ter um efeito colateral específico, chamado cefaléia pós-raquianestesia, que pode ocorrer, nas primeiras 24 horas ou em até 5 dias após a cirurgia.
Nas cirurgias com raquianestesia(que é normalmente a anestesia para hérnia umbilical) pode acontecer de o paciente ter retenção urinária no pós-operatório imediato (como efeito colateral da morfina), necessitando muitas vezes de uso de sonda vesical para conseguir urinar.
Quanto tempo depois da anestesia raqui pode levantar?
Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório. Recentemente, o tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas às vezes é pedido somente 6 horas de repouso. Além disso, há uma série de medidas que podem ser tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui, todas elas muito eficazes.
Quanto tempo a anestesia raqui demora para sair do organismo? Anestesia raqui é indicada para cirurgias que sejam de curta duração, pois existe um limite de quantidade de anestésico local que pode ser usado. O efeito da anestesia costuma durar entre 3 a 4 horas.
Entre quais vértebras é aplicada a anestesia raquidiana?
Anatomicamente falando, a anestesia raquidiana irá acontecer por uma punção lombar ao nível de L3-L4 ou L4-L5, onde atravessará ligamentos e camadas de meninges medulares (dura-máter e aracnóide) até chegar ao espaço subaracnóideo.
A dor de cabeça é o principal sintoma da cefaleia pós-raqui. No entanto, esse sintoma pode surgir até 5 dias depois da aplicação da anestesia. Porém, costuma aparecer entre 24 e 48 horas após a anestesia. Outra característica dessa dor de cabeça é a região que atinge.
Existem três tipos de anestesia: geral, regional ou local e sedação. A anestesia geral é aquela que deixa o paciente inconsciente e sem sentir nada em nenhuma parte do corpo durante todo o procedimento. A anestesia regional (peridural ou raquidiana) é aplicada nas costas do paciente.
A complicacao mais comum da raquianestesia é a cefaleia pos puncao que acontece alguns dias apos a aplicacao e dura normalmente uma semana, mas nao é considerada falha do profissional e sim consequencia da anestesia.
É normal sentir dor nas costas onde tomou anestesia raqui?
A sensação de desconforto ou dor durante a aplicação da anestesia raqui pode variar de pessoa para pessoa. Diversos fatores influenciam essa percepção, e é importante conhecer alguns deles para entender por que algumas pessoas relatam uma experiência mais confortável que outras.
A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefaloraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada.
Durante a realização da anestesia, podem ocorrer as seguintes complicações: Dores momentâneas nas costas ou nas pernas, que param com o reposicionamento da agulha.
Porque a anestesia raqui não pega em algumas pessoas?
As causas mais comuns de falhas na raquianestesia são devidos a problemas técnicos a injeção ou concentrações insu- ficientes do ariestésico; envelheci11iento ou perda de potência das soluções, e, posicionamento defeituoso do paciente.
A anestesia geral faz com que você fique inconsciente. Este tipo de anestesia, embora seja muito segura, é o tipo com maior probabilidade de causar efeitos colaterais.
Quem tem hérnia de disco pode tomar a anestesia raqui?
Vou fazer uma cirurgia de rompimento de LCA tenho hérnia de disco e vou tomar a anestesia raqui tem. Olá, não existe contra indicação em realizar anestesia do neuro eixo (Raquianestesia /Peridural) em pacientes que possuem hérnia discal.
Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.