Como já falamos, o DHCP é uma evolução do protocolo BOOTP. Trata-se de uma ferramenta muito utilizada nos sistemas operacionais Linux, que permitia configurar automaticamente computadores e impressoras na rede compartilhada — ele associava um endereço MAC a um endereço IP.
Ele é usado pelo servidor para dar endereços IP para qualquer dispositivo que se conecte à rede. O endereço IP é um identificador único para cada dispositivo em uma rede. Sem isso, tarefas simples como acessar uma página se tornam impossíveis. Praticamente todas as redes Wi-Fi caseiras utilizam o DHCP.
O protocolo DHCP é um protocolo de cliente/servidor que fornece automaticamente um host IP (Protocolo de Internet) com seu endereço IP e outras informações de configuração relacionadas, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.
Para habilitar o DHCP ou alterar outras configurações de TCP/IP. Selecione Iniciar e Configurações > Rede e Internet . Siga um destes procedimentos: No caso de uma rede Wi-Fi, selecione Wi-Fi > Gerenciar redes conhecidas.
Por que o DHCP e usado em redes e qual a porta padrão deste protocolo?
Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma: Quando um computador (ou outro dispositivo) se conecta a uma rede, o host/cliente DHCP envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67); Qualquer servidor DHCP na rede pode responder a requisição.
Ele tem o funcionamento muito parecido com o automático. Sua diferença é que o tempo de conexão de um dispositivo com um endereço de IP é limitado. Aqui, o administrador define e configura um período em que a máquina ficará conectada ao endereço atribuído antes de ser desconectada e precisar solicitar um novo acesso.
Na janela do Prompt de comando, digite “ipconfig /all” e tecle Enter. No retorno do comando, procure por uma linha iniciada por “Servidor DHCP“. Se houver o termo “Servidor DHCP”: seu computador está usando IP automático. O valor contido no fim dessa linha é, em muitas redes, o endereço IP do seu roteador.
O recurso do servidor DHCP da LAN está ativado por padrão no roteador. Isso significa que os dispositivos conectados ao roteador podem obter automaticamente o endereço IP dele.
Um deles é o protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Trata-se de uma ferramenta que permite aos computadores obter um endereço IP automaticamente na rede. A ideia é justamente automatizar essa configuração dos endereçamentos das máquinas.
DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) é usado para atribuir e gerenciar automaticamente endereços IP em uma rede. Ele reduz as tarefas do administrador de rede.
A principal função do DHCP é distribuir endereços IP e configurar a máscara de sub-rede, o gateway padrão e as informações do servidor DNS no adaptador de rede do dispositivo conectado à rede.
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo que permite a configuração automática de parâmetros de rede em dispositivos. Ele é muito útil em redes grandes, onde a configuração manual de endereços IP seria uma tarefa muito difícil e demorada.
Maior controle sobre os endereços IP: Com o DHCP desativado, é possível atribuir manualmente endereços IP estáticos a cada dispositivo da rede. Isso permite um controle mais preciso sobre os endereços utilizados, especialmente em casos em que determinados dispositivos precisam sempre receber o mesmo endereço IP.
O IP estático é configurado pelo ISP (Internet Service Provider), enquanto o IP dinâmico pode ser configurado usando o DHCP. O risco associado de invasão de sites é grande no endereço IP estático, pois é sempre constante. Já no IP dinâmico esse risco é baixo.
No Assistente de Componentes do Windows, na lista Componentes, clique em Serviços de Rede e, em seguida, clique em Detalhes. Na caixa de diálogo Serviços de Rede, marque a caixa de seleção DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e clique em OK.
O DHCP é um protocolo da camada de aplicação e usa o protocolo UDP na camada de transporte. O DHCP usa as portas 67 e 68 e na verdade ele substitui um protocolo antigo chamado BOOTP.
O DHCP relay é um recurso usado por um switch (conhecido como agente de retransmissão) para permitir a comunicação DHCP entre hosts e servidores DHCP remotos que não estão na mesma rede.
Embora o PPPoE seja mais seguro, requer configuração manual e um nome de usuário e senha para cada usuário. O DHCP é mais conveniente e facilita o gerenciamento da rede, mas é menos seguro, pois não exige que os usuários insiram credenciais para acesso.
Um pool de DHCP é uma limitação dos endereços de IP que uma determinada rede pode conter, por exemplo: Em uma empresa o administrador pode limitar os endereços de IP do RH de 192.168.10.0 até 192.168.10.15. Sendo assim, esse setor poderá ter 15 endereços de IP.
Por que um servidor DHCP deve ter um endereço IP fixo?
Definir um endereço IP estático para a impressora garante que seu computador sempre saiba o endereço dela, já que ele não mudará caso ela seja reiniciada ou se um lease do IP de DHCP expirar.