Pintada por Leonardo da Vinci no século XVI, entrou nas coleções da corte francesa para depois fazer parte das obras expostas no Museu do Louvre. Antes de visitar o Louvre e poder contemplar as obras, saiba mais sobre essa famosa pintura que é tão aclamada.
Por que? A razão é bastante simples: foi o próprio Leonardo da Vinci quem a levou para França quando atravessou os Alpes em 1516. Poucos meses depois, a pintura foi vendida pelo gênio toscano ao então rei da França Francisco I, que a comprou por cerca de 4 mil ducados de ouro.
História. A pintura foi levada da Itália para França pelo próprio Leonardo da Vinci, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versalhes.
A Gioconda, então conhecida como Lisa Gherardini, a modelo que posou para Leonardo Da Vinci dando origem ao célebre retrato exposto hoje no Museu do Louvre, em Paris, era a mulher do comerciante florentino Francesco Del Giocondo. Ela teria morrido em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.
Nascida em 1479, em Florença, Lisa vinha de linhagem nobre, das antigas. Foi casada aos 15 anos de idade com Francesco del Giocondo, um comerciante sem nobreza no sangue. Casar era um bom negócio (até porque o amor ainda não tinha sido inventado).
A Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, foi roubada apenas uma vez em sua história. O roubo ocorreu em 21 de agosto de 1911, no Museu do Louvre, em Paris, onde a pintura estava em exibição.
O quadro havia sido comprado pelo rei francês Francisco 1º no século 16, por uma quantia considerável de dinheiro. Como imigrante italiano, Peruggia também argumentou que havia sido vítima de racismo por parte de seus colegas franceses.
Iniciada em 1503, a pintura batizada como Mona Lisa, por Leonardo da Vinci, é com certeza a obra de arte mais famosa do mundo, sendo visitada por milhões de pessoas todos os anos no Museu do Louvre, em Paris.
O Guinness World Records lista a Mona Lisa como tendo o maior valor de seguro para uma pintura na história. Em exibição permanente no Museu do Louvre em Paris, a Mona Lisa foi avaliada em 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962. Considerando a inflação, o valor de 1962 seria de 790 milhões de dólares em 2016.
A Mona Lisa, por exemplo, não está à venda, mas especialistas que levaram em conta o seu seguro e a capacidade de atrair turistas para a França, estimam que ela valha cerca de US$ 2,5 bi. Outras telas nem tão famosas, mas que foram negociadas há pouco tempo contam com cifras grandiosas, mas não tão exorbitantes.
A principal hipótese foi pelo tamanho do quadro, que mede 53cm de largura por 77cm de altura. O desaparecimento da obra chamou a atenção do público e se perpetua até hoje, tornando a Mona Lisa uma das obras de arte mais populares do mundo.
A expressão enigmática da musa já foi justificada por sua falta de dentição, como resultado de uma doença venérea, ou até como truque estético de da Vinci. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Freiburg, no entanto, afirma que ela está realmente sorrindo – ao menos, é o que a maioria das pessoas enxerga.
O mal causa a queda de todos os pêlos do corpo. Também existe uma história que conta que um restaurador desastrado apagou as sobrancelhas ao usar um solvente muito forte na obra. Mas a justificativa mais aceita é que Mona Lisa raspava os pêlos do rosto, como era costume na renascença.
De acordo com um estudo recente, tal sorriso não era uma expressão necessariamente de felicidade. “De acordo com algumas teorias influentes da neuropsicologia da emoção, interpretamos o sorriso assimétrico da Mona Lisa como um sorriso notado quando a pessoa está mentindo”, escreveram os autores da pesquisa.
A Monalisa teria morrido aos 63 anos no convento de Santa Úrsula, para onde teria se retirado para passar os últimos anos de vida. "Neste convento, Monalisa instalou sua última filha, Marietta, que em seguida decidiu ingressar na ordem religiosa.
O mais caro do mundo A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.
A obra pode ser vendida? Qual seu valor de mercado? Apesar de não poder ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês, em 2014 especialistas estimaram o valor de mercado da obra em US$2,5 bilhões, algo em torno de 13 bilhões de reais.
Era 21 de agosto, 1911, quando o retrato enigmático da Mona Lisa desapareceu das salas do Louvre. Aproveitando um dia de fechamento do famoso museu de Paris, um ladrão penetrou na sala que abrigava a obra-prima de Leonardo da Vinci e arrancou o quadro.