A Comissão de Valores Mobiliários é administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputação e reconhecida competência em matéria de mercado de capitais.
O que é a CVM? A Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976 dispõe sobre o mercado de valores mobiliários, cria a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia) e estabelece as atribuições dela.
De maneira geral, a CVM trabalha para fiscalizar todas as empresas e operadores do mercado, cuidando para que as condições de crédito fixadas pelo Conselho Monetário Nacional sejam respeitadas.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385, com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia.
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - entenda em 18 minutos como funciona
Quem é o presidente da CVM no Brasil?
Joao Pedro Barroso Do Nascimento Joao Pedro Barroso Do Nascimento. Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP. Pós-Graduado em Direito Empresarial (com concentração em Direito Societário e Mercado de Capitais) pela FGV Direito Rio.
A atuação da CVM é de grande importância para o investidor – uma vez que ao fiscalizar e acompanhar o mercado, está protegendo os titulares de valores mobiliários. Ou seja, aquele investidor que compra ações ou investe em mercados que estão sob vigilância deste órgão.
É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que age sob orientação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem por finalidade básica a normalização e o controle do mercado de valores mobiliários, representado principalmente por ações, partes beneficiárias e debêntures, commercial papers e outros títulos emitidos ...
Rua Cincinato Braga, 340 - Edifício Delta Plaza - São Paulo/SP. Serviços oferecidos: Atendimento a Investidores: 2º andar (09h às 18h); Centro de Consultas a Documentos: 2° andar (10h às 12h30 e das 14h30 às 17h)
Em linhas gerais, a esfera de competência da CVM abrange as companhias de capital aberto e incentivadas, fundos de investimento, ofertas públicas de valores mobiliários e as instituições participantes do sistema de distribuição, assim como os clientes e investidores que operam no mercado de valores mobiliários.
A atividade judicial da CVM, por meio de sua PFE-CVM, tem especial ênfase em ações relacionadas à atividade finalística da CVM, seja pela cobrança judicial dos valores devidos à CVM oriundos das multas aplicadas e da Taxa de Fiscalização instituída pela Lei nº 7.940/89, bem como pela elaboração de pareceres, com ...
As inscrições para o concurso da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estão abertas. O processo seletivo vai preencher 60 vagas, com salário inicial de R$ 20.924,80. Os interessados em participar precisam apresentar diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, em qualquer área de formação.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e que juntamente com a Lei das Sociedades por Ações disciplinam o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.
Como órgão normativo e supervisor do Sistema Financeiro Nacional, a CVM fiscaliza permanentemente o mercado de capitais. Nesse sentido, ela está sempre atenta a qualquer irregularidade que os participantes desse mercado (companhias, gestores de fundos ou investidores) possam vir a praticar.
CM Capital Markets Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Easynvest Corretora de Valores Mobiliários S.A. Genial Investimentos Corretora de Valores Mobiliários S.A. Guide Investimentos Corretora de Valores Mobiliários S.A.
As corretoras e as distribuidoras devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. São supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.
Como saber se uma corretora é autorizada pela CVM?
A consulta ao cadastro dos Regulados (participantes do mercado de valores mobiliários), cujo registro é de competência desta CVM, está disponível no Cadastro Geral da CVM. O cadastro de analistas de valores mobiliários deve ser consultado no site da APIMEC (analistas pessoas físicas e analistas pessoas jurídicas).
Todo Administrador de Carteira com registro ativo, pessoa física e jurídica, independente de estar ou não exercendo a atividade, deve enviar anualmente à CVM até o dia 31 de março o Formulário de Referência e a Declaração Eletrônica de Conformidade por meio do Sistema CVMWeb.
Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a CVM foi criada em 1976 pela Lei Nº 6.385. Seu objetivo é fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
Esse canal não deve ser utilizado para o envio de perguntas, reclamações ou denúncias. Em caso de dúvida sobre o canal de atendimento adequado para sua solicitação, utilize a opção Consulta, Reclamações ou Denúncias ou ligue para 0800 025 9666.