A Bíblia diz em 1 Pedro 3:3-4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”
Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
1Coríntios 11:6 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Se ela se recusa a cobrir a cabeça, deve também cortar todo o cabelo! Mas, uma vez que é vergonhoso a mulher cortar o cabelo ou raspar a cabeça, deve cobri-la.
Onde está escrito na Bíblia que não pode tosquiar o cabelo?
1Coríntios 11:6-10 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão. Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão.
O que a Bíblia fala sobre homem ter cabelo grande?
14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
No Novo Testamento Paulo raspou a cabeça porque fez um voto com Deus. (Atos 18:18) No Antigo Testamento Deus convidou os homens para raspar a cabeça em forma de humilhação.
Nos deuses e heróis da Antiguidade, o cabelo também era símbolo de força e de poder, e por isso era longo e espesso, como o cabelo de Shiva. Quando cortado, era sinal de castração da força e da virilidade e, assim, Sansão ficou indefeso depois da traição de Dalila.
O cabelo tem significados simbólicos em várias religiões ao redor do mundo. Em algumas tradições cristãs, o cabelo é considerado um adorno natural dado por Deus e deve ser cuidado e preservado como tal. Especialmente entre os grupos mais conservadores, o cabelo é associado à modéstia e pureza e não deve ser cortado.
A depilação não é errada, desde que não interfira na saúde física. O fato das mulheres depilarem-se não é uma demonstração de vaidade, mas “higiene” e “cuidado” para com o corpo, sua estética e beleza. A depilação não é errada, desde que não interfira na saúde física.
A Bíblia diz em 1 Pedro 3:3-4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”
Qual o significado das tranças no mundo espiritual?
As tranças de cultura africana, carregam uma bagagem ancestral muito forte, já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômia para muitas pessoas negras.
Jesus nunca falou sobre esta questão. Em Mateus 10.30 se diz: “E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” O que o Mestre queria enfatizar aqui era o cuidado de Deus para conosco, a ponto de saber quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças.
Onde está escrito na Bíblia que não pode cortar o cabelo?
26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis incisões na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Um filósofo da antiguidade provavelmente tinha cabelo curto e, talvez, deixasse a barba por fazer", afirma a historiadora Joan E. Taylor. Chevitarese diz que as primeiras iconografias conhecidas de Jesus, que datam do século 3, traziam-no como um jovem imberbe e de cabelos curtos.
1Coríntios 11:14-15 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Pois a própria natureza ensina que o cabelo comprido é uma desonra para o homem, mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu.
Cabe às mulheres muçulmanas ocultar os cabelos por meio do uso do hijab (véu); já as mulheres evangélicas que frequentam a CCB não devem cortar os cabelos e devem mantê-los cobertos por um véu durante a realização dos cultos e nos momentos de oração.
Em nenhum lugar da Bíblia. você vai ver escrito que pintar a unha é pecado. Porém a Bíblia dá uma recomendação pra mulher, lá em primeira Timóteo, no capítulo dois, verso nove, a Bíblia fala que a mulher, ela tem que se comportar com modéstia e com descrição.
A Igreja não condena cirurgias estéticas, mas, como mãe, orienta a julgar com liberdade, caso a caso, de maneira que a moralidade da cirurgia plástica deve ser avaliada de acordo com a virtude da temperança, que é a capacidade de moderação.