O Anel de encosto ou a arruela de encosto pode ser definido como “elemento de desgaste”. A arruela de encosto, normalmente, fica alojada entre uma carcaça e uma engrenagem, de modo a evitar o desgaste dessas duas peças.
Onde é mais comum localizar arruelas de encosto? As arruelas de encosto têm uma gama de aplicações em diversos setores industriais. Elas são frequentemente encontradas em montagens de máquinas, estruturas metálicas, equipamentos automotivos, sistemas hidráulicos e pneumáticos, entre outros.
As arruelas são discos metálicos que ficam entre o parafuso e a peça, ou entre a porca e a peça,, ajudando a distribuir a força que é aplicada nas peças.
Onde vai a arruela no parafuso? A posição da arruela pode variar dependendo da aplicação, mas a regra geral é que a arruela seja colocada entre a cabeça do parafuso e a superfície que está sendo fixada. Em alguns casos, também pode ser necessário colocar uma arruela entre a porca e a superfície.
Para sermos bem diretos, as arruelas são elementos essenciais nos projetos de fixação sendo usadas em conjunto com os parafusos e as porcas. Sua principal função é evitar o afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso, além de evitar desgastes e deformações das peças que estão sendo fixadas.
Onde vai a arruela de pressão? A arruela de pressão é posicionada entre a cabeça do parafuso (ou porca) e a superfície que está sendo fixada. Ela deve ser usada em conjunto com a arruela lisa em algumas aplicações, dependendo da necessidade de distribuir a carga e prevenir o afrouxamento.
Um posicionamento Parafuso restringe dois componentes a serem concêntricos, e também adiciona um relacionamento de passo entre a rotação de um e a translação do outro. A translação de um componente ao longo do eixo causa a rotação do outro, de acordo com o relacionamento de passo.
É um acessório da bucha, mas também tem aplicação própria. Sua função é travar a porca, evitando que ela se solte da bucha ou do próprio eixo. Material: Aço carbono.
O anel de encosto é projetado para ser colocado ao redor de um objeto ou em uma estrutura, proporcionando um ponto de apoio adicional. Ele ajuda a distribuir a carga ou o peso de maneira mais uniforme, reduzindo a tensão ou o desgaste em pontos específicos.
A arruela de pressao é utilizada na indústria para fortalecer a articulação entre porcas e parafusos e reduzir o desgaste causado pela vibração nas peças de máquinas. Seu uso é necessário para o bom funcionamento de todo o maquinário, bem como para evitar estragos nas peças e garantir segurança durante a operação.
As arruelas dentadas têm a função principal de evitar o afrouxamento de parafusos e porcas em sistemas sujeitos a vibrações. Com o seu formato composto por dentes, as arruelas dentadas são capazes de formar uma mola e se encaixar perfeitamente ao parafuso.
O principal objetivo das arruelas de encosto é dar apoio para motores que estão com partes frouxas, causando desgaste e prejudicando o funcionamento dos veículos em geral. Prolonga o tempo de vida útil de motores por muito mais tempo! Ajudam a absorver o impacto causado no motor, pelo acionamento do pedal da embreagem.
Qual é a arruela que oferece maior segurança contra o afrouxamento de um parafuso?
A arruela de pressão funciona, também, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca. É, ainda, muito empregada em equipamentos que sofrem variação de temperatura (automóveis, prensas etc.).
A primeira coisa a ser feita, é afrouxar os parafusos. E se você tem dúvida para que lado gira o parafuso do pneu, anota aí: é para o sentido anti-horário!
Você também pode calcular o passo da rosca medindo o comprimento completo da rosca de um parafuso e contando o número total de roscas. Em seguida, você pode dividir o comprimento da rosca pelo número total de roscas para calcular o passo da rosca.
Afinal, esse pequeno disco metálico fica entre o parafuso/porca e a peça fixada, ajudando a distribuir a força. Sendo assim, a arruela contribui para não soltar a peça a ser fixada, dando mais segurança na fixação. A Parafuso Fácil conta com uma ampla linha de arruelas!
Prevenir o Afrouxamento: Em situações onde há vibração ou movimento, as arruelas podem ajudar a prevenir o afrouxamento da fixação. Isolamento Elétrico: Em aplicações elétricas, arruelas não condutoras podem ser usadas para isolar eletricamente os componentes e evitar curtos-circuitos.
ESPESSURA MÍNIMA DE 3mm E FURAÇÃO 18mm, IDENTIFICAÇÃO: CADA ARRUELA DEVE VIR IDENTIFICADA COM NOME DO FABRICANTE E DATA DE FABRICAÇÃO. MATERIAL: AÇO CARBONO, ABNT 1010 A 1020, LAMINADO, REVESTIDA DE ZINCO PELO PROCESSO DE IMERSÃO A QUENTE, CONFORME A NBR 6323/07.
O emprego da arruela ondulada, também conhecida como arruela de pressão, em aplicações industriais é destinado especialmente ao calçamento de rolamentos, na indústria automobilística, e amplamente utilizada em superfícies pintadas, ela atua como um elemento essencial à preservação estética da superfície.
As arruelas planas, por exemplo, são as mais comuns e geralmente usadas com parafusos e porcas padrão para distribuir a carga e evitar danos às superfícies. Arruelas de pressão ou dentadas têm pequenos dentes na parte inferior que ajudam a evitar o afrouxamento do parafuso devido a vibrações.