Nódulo na mama é um caroço, protuberância, abaulamento ou inchaço localizado no peito, diferente do tecido mamário ao seu redor, a grande maioria aparece durante a idade reprodutiva da mulher. Necessitando sempre ser avaliada pelo médico mastologista para definir o tratamento.
São bolsas cheias de líquido que aparecem no tecido mamário. Geralmente, os cistos são ovais ou redondos, e podem ser moles ou mais duros ao toque. Podem surgir secreções nos mamilos e sensibilidade ou dor nas mamas. Eles costumam aumentar de tamanho logo após o período menstrual.
Nódulos na mama são pequenos caroços redondos e sólidos que aparecem em áreas específicas da mama e podem ser detectados pelo toque. Na maioria das vezes, esses nódulos não se propagam para outros tecidos, o que é um bom sinal.
A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame.
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos.
Os nódulos podem ser indolores ou doloridos. Às vezes, eles são acompanhados por uma secreção no mamilo ou alterações na pele, como irregularidades, vermelhidão ou textura com covinhas (chamado de peau d'orange ou casca de laranja) ou estiramento da pele.
Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Quando um nódulo é benigno e quando é maligno? O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.
Cistos e nódulos mamários são achados comuns na mama e podem gerar preocupação em mulheres de todas as idades. Os cistos são sacos cheios de líquido que podem ser macios e móveis ao toque, enquanto os nódulos são massas sólidas que podem variar em tamanho e consistência.
as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.
Geralmente são assintomáticos e não provocam nenhum desconforto, exceto durante a gravidez e a lactação, devido às alterações hormonais; Podem apresentar alterações de tamanho devido à resposta aos estímulos hormonais, podendo crescer no período menstrual.
Nódulo na mama é um caroço, protuberância, abaulamento ou inchaço localizado no peito, diferente do tecido mamário ao seu redor, a grande maioria aparece durante a idade reprodutiva da mulher. Necessitando sempre ser avaliada pelo médico mastologista para definir o tratamento.
Dor, inchaço ou encolhimento em alguma região da mama; Saída de líquido aquoso, leitoso, amarelo ou sangue pelo mamilo; Vermelhidão, escamação ou mudança de posição do mamilo, como voltado para dentro; Feridas ou bolhas na pele.
Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma. De qualquer maneira é importante conhecer seu próprio corpo para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica.
Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares aumenta a suspeita de um tumor maligno, embora cânceres de mama possam ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Algumas vezes, podem ser até dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.
Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.
1) observação com os braços descansados; 2) levantar os braços e observar as mamas; 3) colocar as mãos no abdome, fazendo pressão, e observar se há alguma alteração na superfície da mama. Nesta etapa a mulher deve avaliar a forma, tamanho e cor das mamas, a fim de verificar a presença de inchaços, saliências ou rugas.
Os sintomas de nódulo na mama variam de paciente para paciente, podendo aparecer e causar dor, inchaço, vermelhidão e até secreção. Os nódulos também podem ser duros ou moles e aparecer na mama diretamente ou nas axilas. É possível que haja retração do mamilo e a mama fique com aspecto de “casca de laranja”.
Sim, os nódulos benignos caiados por infecção ou abscessos podem doer ou apresentar algum desconforto ao toque. A Dra. Flávia ainda completa: “Outros incômodos estão associados ao período pré-menstrual e à prática de exercícios físicos que sobrecarreguem o peitoral.
Os Tipos Mais Comuns. Carcinoma ductal: é o tipo mais comum de câncer de mama, esse tumor se forma no revestimento de um dos ductos mamários, que carregam o leite materno dos lóbulos até o mamilo.
O que o paciente sente quando está com câncer de mama?
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
Esses caroços não surgem somente na região dos seios, como também podem aparecer nas axilas ou no pescoço. Em consequência, essa manifestação é capaz de causar um inchaço bastante notável. Quando isso acontece, quer dizer que o tumor está progredindo pelos gânglios linfáticos.
Estágio I. Esse estágio descreve o câncer de mama invasivo inicial ou precoce, no qual o tumor mede não mais do que 2 centímetros. Ele é subdividido em duas categorias (IA e IB). No estágio IA, o tumor tem 2 centímetros ou menos, não se espalhou além da mama e não comprometeu nenhum linfonodo.