Com isso, a localização do número do RG na nova identidade é, na verdade, a localização do número do CPF, que pode ser encontrado na parte frontal do documento. Se você ainda não solicitou a sua nova identidade, siga os passos mencionados e aproveite os benefícios dessa modernização.
Antes, as pessoas podiam ter um RG por Estado (a forma como o número do Registro Geral era feita variava em cada Unidade da Federação), agora, com um número único, a possibilidade de fraude é menor. Dessa forma, os dados das pessoas serão unificados em cadastros do governo, facilitando os processos de identificação.
Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'. A partir daí, basta clicar o botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso.
Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.
Tudo sobre o novo RG! Veja como funciona a emissão da Carteira de Identidade Nacional
O que é o número da identidade?
Número de identificação: um número único atribuído a cada pessoa que serve como identificação. Data de nascimento: a data em que a pessoa nasceu. Naturalidade: o município e o estado onde a pessoa nasceu. Nacionalidade: a nacionalidade da pessoa.
Como é o novo RG? O novo RG não contém mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em versão física e virtual, e sua autenticidade pode ser verificada por QR Code mesmo sem internet.
A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o MRZ. Assim, pode ser usada como documento de viagem.
Outro ponto importante é que na emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação), o número de RG deixa de existir. Este registro que é estadual será substituído pelo número do CPF que é federal, o objetivo é diminuir os índices de fraudes e golpes.
Segundo o governo federal, o objetivo do documento é acabar com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzir as possibilidades de fraudes. Além disso, a nova versão possui um QR code que permite atestar sua autenticidade e verificar se o documento foi furtado ou extraviado.
A nova Carteira de Identidade Nacional usa o número do CPF como número único de identificação. Até então, as pessoas tinham um número de RG e outro apenas de CPF. A ideia é reduzir fraudes e acabar com a duplicidade na identificação das pessoas. Até então, seria possível que uma pessoa emitisse um RG em cada Estado.
A CIN, nas versões em papel e policarbonato (plástico), apresenta um QR Code que, na versão digital, pode ser lido por qualquer smartphone, para verificar sua autenticidade. Para fazer a leitura do QR Code, basta ter o aplicativo Vio instalado no aparelho.
Muita gente estranhou a ausência do número do documento, nem mesmo o número do RG aparece na CIN. Isso acontece porque agora os cidadãos serão identificados a partir do número do CPF.
Para localizar o número do RG tendo ele em mãos, basta observar o lado onde fica localizada a foto, no documento. Neste lado, o número da carteira de identidade fica acima do nome completo disposto na cédula.
O documento, mais conhecido como o novo RG, reunirá as informações do título de eleitor, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de transtorno de espectro autista e Registro Geral (RG) de todos os cidadãos.
O Novo RG, formalmente chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), será o documento oficial dos brasileiros. Ele já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul e os próximos estados a receberem o documento serão Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal.
Por exemplo “(9) 99-9999-999” será convertida para “nove , noventa e nove , nove mil novecentos e noventa e nove , novecentos e noventa e nove”. Os seguintes formatos de números serão interpretados como CPF, RG e RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) respectivamente: CPF: 999.999.999-99. RG: 99.999.999-9.
A maioria usa um modelo de sete números – seria algo como 1.234.567. Em Minas Gerais, entram as iniciais do Registro Geral Mineiro (e fica tipo RGM-1.234.567), numa espécie de merchandising do órgão responsável pelas emissões por lá.